Alagoas
Ministro Zanin concede liberdade a jornalista Maria Aparecida

Cristiano Zanin, Ministro do STF, determinou a soltura de Maria Aparecida de Oliveira, jornalista que estava detida desde 21 de junho pela Polícia Civil de Alagoas (PC/AL). A ordem foi dada na última sexta-feira (11) e está disponível no final deste matéria.
Maria Aparecida estava reclusa no Presídio Feminino Santa Luzia, em Maceió, após ser acusada de caluniar, injuriar e difamar a juíza Emanuela Porangaba, da 1ª Vara Cível da Capital. Além disso, o veredito determinou que o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) estabeleça um meio alternativo de punição até a próxima segunda-feira (14).
A jornalista já tinha condenações prévias, mas nunca cumpriu pena. "Considerando as alegações de que a prisão não é necessária e, adotando o método da motivação por relação, acredito que a ordem deve ser parcialmente atendida", explicou o ministro Zanin em sua decisão.
Importante mencionar que, em uma decisão no dia 4, tornada pública no dia 11, o ministro do STJ, Rogério Schietti Cruz, recusou o pedido de Habeas Corpus dos advogados de Maria Aparecida, solicitando o cancelamento da prisão. Ele também orientou que o Judiciário de Alagoas avalie o mérito do pedido antes de novas análises
Veja a decisão
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2SAFADEZA
Buracos, filas na UPA e morte por falta de regulação: enquanto isso, Festival de Inverno já anuncia “atração surpresa”
-
3DEU A LOUCA NO GALEGO
Trump ataca agora o PIX e a 25 de Março, maior centro varejista do país
-
4JUSTIÇA E CONTRADIÇÕES
Reprodução simulada da morte de adolescente em Palmeira dos Índios revela versões conflitantes
-
5CAOS NA SAÚDE
Família denuncia demora na regulação de paciente com cardiopatia na UPA de Palmeira dos Índios