Geral

Professores de Piaçabuçu começam greve nesta quarta-feira

20/06/2012

Meses após fechar acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado de Alagoas (Sinteal), a prefeitura da cidade de Piaçabuçu ainda não cumpriu a reestruturação da carreira do magistério e dos profissionais da educação local e a aplicação da lei federal do Piso. Com isso, a categoria decidiu entrar em greve a partir desta quarta-feira (20), após uma assembleia.

O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito Dalmo Santana para a Câmara de Vereadores no dia 29 de março, mas, por falta de quorum, só foi votado três sessões depois, no dia 17 de maio. Por conta do atraso, o gestor se recusa a sancionar alegando que já passaram os prazos da legislação eleitoral.

“O recurso do FUNDEB [Fundo para Desenvolvimento da Educação] já estava disponível desde janeiro, o prefeito foi irresponsável em demorar até o final de março para enviar o projeto para a Câmara. Como os vereadores também agiram com descaso, agora quem está levando prejuízo é a classe trabalhadora”, disse Célia Capistrano, presidenta do Sinteal.

O sindicato tentou manter o diálogo, esclarecendo que sancionar a lei não irá infringir a legislação eleitoral, por não se tratar de reajuste, mas sim de mudança na lei em relação à carreira. Já sugeriu também que o reajuste fosse feito de forma retroativa, já que o acordo já tinha sido fechado antes do fim do prazo, mas até agora não ocorreu avanços.