Variedades

Mônica Salmaso lança álbum ao vivo “Minha Casa”

Redação com agências 07/09/2025
Mônica Salmaso lança álbum ao vivo “Minha Casa”
Foto: Aline Santos

A cantora Mônica Salmaso, um dos grandes nomes femininos da MPB contemporânea, apresenta ao público seu novo trabalho: o álbum “Minha Casa”, registro ao vivo em áudio e vídeo do espetáculo homônimo.


A gravação foi realizada em outubro de 2024, durante apresentação no SESC Palladium, em Belo Horizonte. Com direção musical assinada por Mônica e Teco Cardoso, o projeto reúne um repertório de 20 canções, entre inéditas e músicas já consagradas em sua trajetória nos palcos.


Entre as inéditas estão “Vou na Vida” (Swami Jr./Virgínia Rosa), “Noite Severina” (Lula Queiroga/Pedro Luis), “Acalanto” (Teresa Cristina), “O Tempo Nunca Mais Firmou” (Chico Chico/Sal Pessoa), “Xote” (Gilberto Gil/Rodolfo Stroeter) e “Tá?” (Pedro Luis/Roberta Sá/Lula Queiroga). Já entre os clássicos de seu repertório, marcam presença faixas como “Valsinha” (Chico Buarque/Vinícius de Moraes), “Moro na Roça” (D.P., adaptação de Xangô da Mangueira e Zagaia), “Menina Amanhã de Manhã” (Tom Zé/Perna) e “Violada” (Guinga/Paulo César Pinheiro).


O espetáculo estreou em setembro de 2023 e desde então tem lotado teatros em várias cidades brasileiras. Para a cantora, o trabalho reflete identidade e afeto:


“Minha casa é meu norte, identidade dos afetos, o Brasil pulsante, a força da criatividade e da resistência. Da Re-existência”.


Ela explica ainda por que optou por um registro ao vivo:


“Ao contrário dos trabalhos que nascem em estúdio e depois saem em turnê, este projeto nasceu para o palco. Foi a primeira vez que criei um trabalho desta forma, com o roteiro definindo a concepção dos arranjos. Assim, fazia todo o sentido que fosse registrado ao vivo”.


No palco e no disco, Mônica se apresenta ao lado de um time de músicos de destaque: Tiago Costa (maestro, pianista e arranjador), Neymar Dias (viola e contrabaixo), Lulinha Alencar (acordeon), Ari Colares (percussão), Ricardo Mosca (bateria) e Teco Cardoso (flauta, sax e arranjos).