Geral

Nesta segunda-feira (11), Roda Viva recebe o ator e diretor Lázaro Ramos

11/04/2022
Nesta segunda-feira (11), Roda Viva recebe o ator e diretor Lázaro Ramos

Nesta segunda-feira (11), o Roda Viva recebe o ator, cineasta, apresentador e escritor Lázaro Ramos. O programa irá ao ar às 22h, na TV Culturasite da emissora, canal do YouTubeDailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook. A apresentação é da jornalista Vera Magalhães.

Após inúmeros sucessos no teatro, cinema, televisão e na literatura (infantil e adulta), Ramos estreia como diretor no longa distópico “Medida Provisória”, que chega aos cinemas brasileiros no dia 14. O filme fará seu lançamento no Brasil depois de passar por diversos festivais internacionais. Recordamos que, a produção passou por problemas com a análise da Agência Nacional do Cinema (ANCINE).

 

Medida Provisória:

Baseado na peça Namíbia, Não (2011), de Aldri Anunciação, o longa teve o roteiro escrito por Ramos em 2015 e foi filmado em 2019 em diversas locações do Rio de Janeiro antes do início da pandemia de Covid-19. Mesmo impossibilitado de estrear, o longa brasileiro foi exibido oficialmente no ano passado (15 de dezembro) no âmbito do Festival do Rio 2021, “Medida Provisória” também foi exibido em diversos festivais internacionais.

Divulgação

A trama do filme se passa em um futuro distópico no qual o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a “voltarem” à África como forma de reparar o período da escravidão. O advogado Antônio (Alfred Enoch), sua companheira, a médica Capitú (Taís Araujo), e seu primo, o jornalista André (Seu Jorge) decidem resistir com um movimento que luta pelo direito de permanecerem em seu país de origem.

“É uma distopia assim como tantas outras do audiovisual, entre elas “The Handmaid’s Tale” e “Black Mirror”. É um texto que veio do teatro, pensando um futuro impossível de acontecer. Infelizmente de lá para cá muito se assemelha a pontos da história contemporânea e, aí, a ficção, mais uma vez, se confunde com a realidade”, descreve Lázaro Ramos em comunicado à imprensa.

O elenco da produção é liderado por Taís Araújo, Seu Jorge e Alfred Enoch – este último conhecido pela participação na franquia Harry Potter no papel do bruxo Dino Thomas. A produção conta ainda com Renata Sorrah, Adriana Esteves, Mariana Xavier, Flavio Bauraqui, Pablo Sanábio e Emicida, entre outros.

 

Censura por parte da ANCINE:

De acordo com o ator e escritor, o longa sofreu censura por parte da Ancine, tal ato dificultou a distribuição e exibição no circuito nacional. Nessa perspectiva, em dezembro de 2021, a assessoria do filme, a Trigo Press, anunciou que a produção ainda não contava com data de estreia programada nos cinemas brasileiros, apesar de todos os recursos submetidos por suas produtoras e coprodutoras à Ancine.

Na época, foi comunicado à imprensa que “ao longo de mais de um ano foram trocados com a Ancine dezenas de e-mails, checados o recebimento e andamento de protocolos, bem como foram realizadas consultas processuais”.

“Especificamente no dia 21/10/2021, a pouco mais de um mês da previsão de estreia inicial, foi ainda enviada uma carta com questionamento formal à Ancine, via protocolo e copiando setores envolvidos nesta análise. O recebimento desta comunicação foi confirmado, mas não houve manifestação por partes de outros setores”. 

 

Sobre Lázaro Ramos:

Lázaro começou sua carreira no Bando de Teatro Olodum, em Salvador e já foi indicado a um Emmy por interpretar Foguinho na novela “Cobras & Lagartos” (2006), de João Emanuel Carneiro.

No cinema, Ramos teve destaque em filmes como: “Madame Satã”, de Karim Aïnouz, “Carandiru”, de Héctor Babenco“O Homem que Copiava”, de Jorge FurtadoMeu Tio Matou um Cara, de Jorge Furtado, “Cafundó”, de Clóvis Bueno Paulo BettiCidade Baixa, de Sérgio Machado e “Ó Paí, Ó”, de Monique Gardenberg.

Na televisão participou das novelas: “Cobras & Lagartos” (2006), “Insensato Coração” (2011), “Lado a Lado” (2012), “Geração Brasil” (2014) e “Rock Story” (2017). Além de séries como: “O Dentista Mascarado” (2013), “Doce de Mãe” (2014), “Mister Brau” (2015) e “Amor e Sorte” (2021) e minisséries: “Pastores da Noite” (2002) e “Sexo Frágil” (2003).

Como apresentador, Ramos apresenta o programa Espelho, que já está em sua 16 temporada. Para quem está por fora, Espelho é um programa semanal de entrevistas que passa todas as segundas-feiras no Canal Brasil. Ramos também apresentou os programas: “Lazinho com Você” e “Os Melhores Anos das Nossas Vidas”, além de ter sido repórter do Fantástico.

 

Quem irá entrevistar Lázaro Ramos:

Participam da bancada de entrevistadores Edu Carvalho, colunista Uol EcoaAlberto Pereira Jr., jornalista e head de produção e conteúdo da Trace Brasil, a jornalista do projeto “Nós, mulheres da periferia” Semayat OliveiraMarina Caruso, editora-chefe da revista Ela, do Jornal O Globo, e Cunha Jr., apresentador do Metrópolis, programa da TV Cultura.