Geral

O que é caminhada de gorila: o exercício que está conquistando o mundo, melhorando a força e o equilíbrio

Atividade que remonta as origens do ser humano tem se popularizado em aulas de ginástica pelo mundo

Agência O Globo - 15/04/2024
O que é caminhada de gorila: o exercício que está conquistando o mundo, melhorando a força e o equilíbrio
O que é caminhada de gorila: o exercício que está conquistando o mundo, melhorando a força e o equilíbrio - Foto: Reprodução/internet

Durante os milhões de anos a partir dos quais os humanos foram bípedes, a capacidade de andar ereto ajudou a nossa espécie a viajar grandes distâncias, se estabelecer em novos lugares e sobreviver a climas e ambientes perigosos. Embora já estejamos acostumados a andar dessa maneira, muito antes os homens se moviam com quatro membros, como macacos ou gorilas. E, segundo pesquisas, fazer esse movimento pode ser exatamente o que as pessoas precisam para desenvolver mais força e melhor mobilidade sem a ajuda de elementos externos, como pesos ou máquinas de ginástica.

Esse exercício tem ganhado popularidade nas aulas de ginástica como parte fundamental do aquecimento inicial. Para seus praticantes, mover-se como um gorila utilizando todas as cadeias musculares é divertido e benéfico, pois trabalha partes do corpo que não são testadas diariamente.

— Pude sentir como meus músculos estavam rígidos quando me abaixei para a posição inicial de agachamento e estou feliz por ter dedicado nove minutos por dia para tentar andar de gorila — destacou o influenciador de fitness americano Sam Hope em uma coluna de opinião.

Por se tratarem de movimentos hoje desconhecidos e raramente realizados pelo ser humano, esse tipo de caminhada testa fatores como força e coordenação, pois envolve a possibilidade de se movimentar de diferentes maneiras e ao mesmo tempo com quatro membros do corpo.

— Tal como acontece com outros exercícios físicos, essa caminhada tem as suas vantagens. O que se destaca nos movimentos dos gorilas é a capacidade de manter o equilíbrio e trabalhar a coordenação e a mobilidade, o que, no final, acaba sendo benefícios indiscutíveis para o bem-estar do organismo — destaca o médico do esporte e especialista em Medicina Esportiva Pediátrica pela Universidade Favaloro, Santiago Kweitel.

Benefícios da caminhada do gorila

Entre os efeitos positivos causados pela prática diária desse exercício, estão:

Melhora do equilíbrio e da coordenação: Ao usar membros que você não está acostumado para se mover, é necessária uma grande coordenação para sincronizar pernas e braços. Da mesma forma, os macacos exibem a capacidade de equilibrar o peso entre os braços e as pernas durante o movimento, contribuindo assim para a sua estabilidade e equilíbrio.

Desenvolvimento da mobilidade do quadril: Em uma época em que é habitual ficar sentado a maior parte do dia, o movimento do quadril é próximo a zero, portanto, ele acaba por enfraquecer. A caminhada do gorila envolve os flexores e extensores que fazem movimentos para frente, para trás, de um lado para o outro e de rotação.

Fortalecimento dos ombros e pulsos: Não é por acaso que os gorilas têm braços grandes e parecem musculosos: isso acontece porque eles precisam caminhar e equilibrar o peso do corpo com os braços. Além disso, o exercício envolve a realização de movimentos inusitados com os punhos e nós dos dedos, o que melhora a mobilidade e faz com que essas partes se movam em diferentes planos de movimento.

Dada a sua popularidade, Kweitel relata que o ideal é que essa série de movimentos sejam utilizados como uma ferramenta para ajudar na preparação física e não como um treinamento sistemático. — Se você usar como aquecimento ou ativação muscular, continue com outro treino mais complexo em seguida — o especialista acrescenta.

Como andar como um gorila?

Você deve começar em uma posição de agachamento baixo, com os dois calcanhares no chão, um pouco mais afastados do que a largura dos ombros, e os joelhos voltados na mesma direção dos dedões dos pés. A coluna deve permanecer neutra, sem se curvar.

Depois disso, você pode começar a balançar suavemente o corpo de um lado para o outro, permitindo que os braços fiquem pesados, mas mantendo os ombros para trás. As mãos ficam posicionadas à sua frente, e a maior força para realizar o movimento é feita com pelas regiões do abdômen, pelve e lombar.

As pernas devem acompanhar o movimento do tronco e dos braços, mas também é preciso realizar o exercício em uma direção e depois retornar na direção oposta.

Por fim, é importante destacar que, apesar das vantagens, esse exercício não é adequado para todos, sendo principalmente contraindicado para quem apresenta lesões em partes do corpo como tornozelos, joelhos ou quadris. Em qualquer caso, Kweitel recomenda a consulta prévia com um médico para avaliar as condições pessoais de cada paciente.