Cidades

[NA EDUCAÇÃO] Instituto questionado para privatizar SUS em Palmeira cancela edital de PSS em Penedo

22/04/2022
[NA EDUCAÇÃO] Instituto questionado para privatizar SUS em Palmeira cancela edital de PSS em Penedo

Instituto tem sede em Palmares (foto Google Maps)

O Instituto IGPS, com sede na cidade de Palmares, em Pernambuco e que tem a contratação questionada em Palmeira dos Índios já atua em alguns municípios de Alagoas, como é o caso de Penedo, onde acaba de “cancelar” um edital de PSS na cidade.

O cancelamento do PSS em Penedo está sendo alvo de críticas e suspeitas por autoridades locais.

Privatização em Palmeira

Na quarta-feira passada (20), em audiência pública realizada na sessão da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios realizada para debater a “privatização” dos serviços de atenção básica do município, o IGPS foi seriamente questionado por sindicalistas e membros da sociedade civil organizada que enxergam em sua contratação, um ato “imoral”.

O estudante de Direito e usuário do SUS Sidinês da Silva, que integra a frente popular contrária à contratação feita às escondidas pelo Município de Palmeira dos Índios questionou a capacidade do instituto pernambucano contratado em dar conta de um volume de recursos tão alto como o firmado pela prefeitura palmeirense.

Sidinês fez uma pesquisa a respeito da instituição e verificou que a mesma funciona numa sala de quatro metros quadrados na cidade do interior pernambucano.

O estudante Sidinês mostrou pelo celular através de fotografias que a sede da IGPS, o instituto pernambucano está numa galeria de lojas e que no local ainda existem salas para alugar.

Além disso, o acadêmico ressaltou que uma boa parte dos membros do referido instituto pernambucano é alagoana e ligada a políticos desse Estado.

As alegações de Sidinês na tribuna na Câmara de Vereadores revelou também que o instituto seria uma válvula de escape para realização de contratação de pessoal indireta, numa burla à legislação.

Dando errado em Penedo

A atuação do IGPS na cidade de Penedo também vem sendo alvo de erros por parte do referido instituto. Hoje (22), a prefeitura do município ribeirinho publicou em seu portal que o Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado pelo Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais (IGPS) para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Penedo está cancelado.

A prefeitura penedense se exime do problema jogando a responsabilidade para o instituto: “A informação da empresa responsável pelo PSS 2022 está publicada no portal eletrônico do IGPS, nota que segue abaixo, na íntegra:

O instituto IGPS, vem através dessa nota, informar que tendo em vista o laudo técnico elaborado pela empresa DEVCYBER, em relação ao Processo seletivo n 001/2022, do Município de Penedo, que constatou, diversos casos de duplicações cadastrais nas inscrições, além diversos problemas no armazenamento do banco de dados, tendo assim, incerteza sobre a confiabilidade da informação, mediante tantas duplicações da mesma inscrição, entre outros, resolve: Cancelar o processo seletivo n 001/2022 do Município de Penedo Maiores esclarecimentos serão prestados pelo coordenador geral no estado de Alagoas, Rommel Omena Prado, na sexta às 11:20hs no Programa Canal do Povo na Penedo FM.

Diz ainda a nota que “apesar da decisão do IGPS, as atividades nas escolas da rede pública municipal não sofreram prejuízo. A solução imediata veio com a convocação de pessoal selecionado no PSS 2020, medida da Semed Penedo que viabilizou o início e a continuidade do ano letivo em curso”.