Geral

RAVVS promove roda de conversa com Rede Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual

18/01/2022
RAVVS promove roda de conversa com Rede Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual

Camille Wanderley diz que rede de conversas entre os profissionais contribui para o desenvolvimento das ações de prevenção e combate à violência sexual

Com o objetivo de dar continuidade às ações educativas do Projeto RAVVS nas Escolas, a Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), vinculada à Secretária de Estado da Saúde (Sesau), vai promover uma roda de conversas para profissionais da Rede Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual, nesta quarta-feira (19). O encontro acontecerá das 9h às 11h30, no Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, localizado no bairro do Poço, em Maceió.

Participarão do bate-papo, técnicos dos setores de Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP), Gerência de Vigilância e Controle de Doenças Não Transmissíveis (GDANT), Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança e Adolescente (SCMCA) e Gerência de Atenção Primária (GAP). Além dos profissionais do Batalhão de Polícia Escolar (BPE) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), e do Programa Saúde nas Escolas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O projeto RAVVS nas Escolas foi criado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e com o Ministério Público Estadual (MPE) e visa desenvolver rodas de conversa entre alunos e professores de escolas públicas estaduais, abordando a temática violência e exploração sexual. A primeira escola contemplada com o projeto, em outubro de 2021, foi a Dom Otávio Aguiar, no bairro Benedito Bentes, em Maceió.

A coordenadora da RAVVS, Camille Wanderley, explica que a rede de conversas entre os profissionais contribui para o desenvolvimento das ações para a identificação, prevenção e combate à violência sexual. “A agressão sexual se vincula a variados atenuantes, o que requer a parceria com outras áreas técnicas, acarretando assim, um cuidado às vítimas de maneira resolutiva, integral, humanizada e sem revitimizações”, ressalta.

Para a assessora técnica da RAVVS e uma das autoras do projeto, Milene Mendes, a articulação com a rede intersetorial é fundamental para que os representantes de cada área possam adquirir habilidades para prestar os devidos esclarecimentos e encaminhamentos nas escolas a serem visitadas neste ano.

“A roda de conversa visa garantir que cada representante se torne agente multiplicador nas visitas às escolas no que se refere às diversas problemáticas que permeiam o cotidiano das crianças e adolescentes, tais como violência sexual, diversos transtornos mentais, bullying, transtornos alimentares, gravidez da adolescência e subnotificação dos casos de violência”, explica.