Variedades

Conheça RealHippie, o rapper nordestino que causou controvérsias ao lançar seu novo EP

13/09/2021
Conheça RealHippie, o rapper nordestino que causou controvérsias ao lançar seu novo EP

O artista que vem da cena de rap underground de Maceió disponibilizou seu último trabalho no dia 29 de agosto. O EP “Faço Refrão Nunca?” (Já disponível em todas as plataformas digitais) gerou polêmica por conta da sua quarta faixa, intitulada “SULICIDIO PARTE 2”.

Denis Silveira, conhecido pelo nome artístico RealHippie, é um jovem de 23 anos que mora na cidade de Maceió desde 2004, o rapper é natural de Aracaju, mas diz que se considera “Alagoano de coração” por ter vivido a maior parte da sua vida no estado. Ele inclusive cita que um dos objetivos do seu EP é narrar o cotidiano e as ambições de um jovem periférico alagoano que sonha em viver da música.

O EP “Faço Refrão Nunca?”, seu mais recente trabalho, possui 4 faixas que flutuam dentro das possibilidades dos gêneros Rap e Trap, com o diferencial de uma presença forte do sotaque nordestino e gírias locais. Músicas que não possuem refrão, temas polêmicos, luta contra a xenofobia e até “indireta” para outros rappers famosos são algumas das principais características desse projeto.

O rapper causou polêmica ao dar o nome “SULICIDIO PARTE 2” à quarta faixa do seu EP, fazendo uma clara referência à música “Sulicidio” dos artistas Diomedes Chinaski (PE) e Baco Exu do Blues (BA). Na música “Sulicidio”, que foi lançada em 2016, Diomedes e Baco fazem críticas ao cenário do rap que historicamente não oferecia muitas oportunidades para rappers nordestinos. RealHippie levanta o mesmo questionamento em “SULICIDIO PARTE 2” e faz uma crítica ao que o artista entende como uma centralização da indústria no eixo Sudeste. Ele afirma que as regiões Norte e Sul também passam pelo mesmo problema e que os artistas fora desse “eixo” sofrem com essa falta de visibilidade. Outro ponto polêmico é o fato de ser citado na letra da música o nome de rappers famosos nacionalmente como Ngc Daddy, Kant e Dfideliz.

Aparentemente os próximos passos do artista devem continuar nesta linha de representatividade do rap nordestino já que recentemente, em seu perfil do Twitter, o artista informou que seu próximo trabalho dentro da música estará ligado à uma grande colaboração entre todos os estados que compõem a região Nordeste.

Link do canal com o EP: https://www.youtube.com/channel/UCDnPAHjIYZgH8ztxf_NG3aQ/videos

Link da música Sulicidio parte 2: https://youtu.be/E1BqhIpHxJ4