Geral

Quilombo Lunga e Bureau de Comunicação promovem Festa do Meado de Agosto de forma on-line

16/08/2021
Quilombo Lunga e Bureau de Comunicação promovem Festa do Meado de Agosto de forma on-line

Festa começou neste domingo (15) no território quilombola Lunga, em Taquarana, apenas para a comunidade local, e tem como objetivo homenagear as mulheres quilombolas e debater a retirada dos direitos das comunidades tradicionais.

O Quilombo Lunga, território quilombola localizado no município de Taquarana, no agreste de Alagoas, convida a sociedade civil e as comunidades vizinhas para participar da 2ª edição da Festa do Meado de Agosto em pandemia. O evento será realizado de forma presencial e on-line e começou neste domingo (15) com um ritual Afro Brasileiro, às 6h, com o Pai Tonho de Ogum apenas para a comunidade do território.

Este ano, a festa conta com recursos do prêmio de Projetos e Práticas Culturais Alagoanas, da Lei Aldir Blanc, um auxílio financeiro emergencial para o setor cultural durante a pandemia da covid-19

O evento conta com oficinas de capoeira e dança afro, seguindo todos os protocolos sanitários para evitar contágios da Covid-19. Lives e webinários com representantes do Quilombo Lunga e integrantes de movimentos sociais também serão realizados com o apoio do Bureau de Comunicação Comunitária, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd-Ufal).

A Festa do Meado de Agosto acontece há mais de 200 anos presencialmente em homenagem às tradições quilombolas em Alagoas e à Mestra Firmina Mercê de Jesus, primeira Educadora Popular do território Lunga, a Festa do Meado de Agosto 2021 tem como tema “Mulheres do Quilombo e Direitos Humanos” uma homenagem as mulheres Quilombolas e debate sobre a retirada de Direitos quem vem passando as comunidades Tradicionais. Por causa da pandemia, a festa será realizada de forma híbrida.

As lives vão acontecer do dia 16 ao dia 21 de agosto no Instagram do @bureaucomunitario e do @quilombolunga. Já os webinários serão transmitidos do dia 21 ao dia 24 do mesmo mês no canal da Prograd Ufal, no YouTube. Entre os convidados estão a educadora e capoeirista Sirlene Gomes, o professor de capoeira Gilvânio de Araújo, conhecido como professor Bico de Fulô; a quilombola Antônia do Espírito Santo, e a Rede CenAfro com Jonathan Silva. Serão discutidos assuntos como as mulheres do Quilombo, direitos humanos na pandemia, artesanato e tradição, cultura alimentar e ancestralidade, entre outros.

Colheita sagrada no meado de agosto

A bisneta da Mestra Firmina, a agricultora e representante do território Lunga Antônia do Espírito Santo, conhecida como Tonha, conta que a festa é simbólica porque comemora a colheita dos trabalhadores da região depois de meses esperando o plantio florescer. Segundo ela, essa comemoração significa que eles estão colhendo a vitória por ter o alimento que sustenta centenas de pessoas da localidade.

“Falar do Meado de Agosto me faz lembrar uma lembrança muito boa, da minha bisavó Mestra Firmina. Ela convidava todos para celebrar a colheita: a gente aprontava durante o mês de maio para no meado de agosto está colhendo para comemorar a vitória, a glória que Deus nos dá para podermos nos alimentar durante o ano. Nos unimos um ao outro para poder nos ajudar e celebrar esse momento que é tão especial para essa comunidade”, diz Tonha.

“Quantas vezes a minha mãe acordou para colher o fruto para fazer a tal umbuzada para poder nos alimentar para ir para roça e chegar da roça e ir para escola. Minha mãe sempre chegava cedo e me chamava que era pra eu poder ajudar a ralar o milho e fazer o pão de milho, para que as pessoas que viessem de tão longe pudessem se alimentar. Junto com o suco do Umbú. Estamos aqui com o umbuzeiro sagrado, que é da onde estamos tirando o sustento da comunidade”.

Confira abaixo a programação:

Festa do Meado 2021 – Mulheres do Quilombo e Direitos Humanos

Atividades on-line

LIVES

16/08
14h
Live: “Artesanato em Retalhos Quilombolas”, com Mestra Cistina

17/08
14h
Live: “Cultura Alimentar e Ancestralidade do Umbu”, com Mestra Tonha do Espírito Santo

18/08
14h
Live: “Capoeira Dança e a Festa do Meado Capoeira Arte Brasil”, com Bico de Fulô

19/08
14h
Live: “Artesanato em Madeira e Brinquedos Quilombolas”, com Mestre Capote e Bico de Fulô

20/08
14h
Live: “O Palácio de Ogum e a Festa do Meado”, com Pai Tonho de Ogum

21/08
19h
Live: “Afroempreendedorismo e comunidades Tradicionais”, com Jonathan Silva (Rede CenAfro)

25/08
14h
Live: “Quilombolas e direitos humanos”

26/08
14h
“Êxodo – Quintal Cultural, Quilombo Lunga, Festa do Meado de Agosto e a rua Sol Nascente”, com Rogério Dyaz e Antônio Severino

WEBINÁRIOS

21/08
Webinário: “Mulheres dos Quilombos e Direitos Humanos”

22/08
Webinário: “Capoeira na Festa do Meado”

23/08
Webinário: “Hip-hop Festa do Meado Territórios e Direitos Humanos”

24/08
Webinário: “Quilombo lunga festa do meado e todas as artes”

Um Viva as Nossas Mulheres dos Quilombos, das Malocas, das favelas expalhados no país que mantém viva a cultura ancestral e lutam diariamente contra a retirada de Direitos que o País vem passando nesse Governo Ilegítimo!

Fotos Jadir Pereira/Keka Rabelo e Comunidade
Designer André Lourenci