Geral

Regiões Agreste e Caatinga de Alagoas podem ter Instâncias de Governança formalizadas para o Turismo

29/07/2021
Regiões Agreste e Caatinga de Alagoas podem ter Instâncias de Governança formalizadas para o Turismo

Ideia é reunir os municípios que canalizam o turismo nessas regiões, fomentando a atividade no interior do estado de forma mais ampla e sem priorizar uma só cidade, mas todo o conjunto de localidades. Fotos: Divulgação

Os municípios alagoanos cuja atividade econômica gira em torno do turismo devem ter novas Instâncias de Governança formalizadas nessa área, em breve. Além da Instância de Governança Lagoas, Rios e Mares do Sul, que reúne cidades do litoral sul de Alagoas e já está formalizada, o Sebrae Alagoas agora está atuando na construção das Instâncias do Agreste, Caatinga e Caminhos do São Francisco.

A ideia é que essas Instâncias de Governança reúnam os municípios que ajudam a canalizar o turismo nessas regiões, fomentando a atividade no interior do estado de forma mais ampla, sem priorizar uma cidade específica, mas todo o conjunto de localidades.

Para isso, o Sebrae Alagoas se ampara no Plano Nacional de Turismo, que busca enfatizar o fortalecimento da atuação regionalizada, além do incentivo à inovação e à melhoria da qualidade, competitividade e sustentabilidade da atividade turística.

A consultora da empresa credenciada ao Sebrae, Silvânia Barros Correia, destaca que o sucesso dessas Instâncias de Governança será resultado da criação de parcerias estratégicas e da gestão integrada e descentralizada de programas e projetos que possibilitem a cada região e municípios compartilhar alternativas de desenvolvimento, respeitando suas realidades e vocações.

“Esta relação precisa ser compreendida, para que sejam orientadas as políticas e ações locais e regionais para a consolidação da visão e esforço comum”, explica. “A articulação regional é fundamental para o processo de integração e fortalecimento da governança, de forma a ser atuante e reconhecida pela comunidade regional, através de ações estratégicas e da cooperação entre municípios de uma região turística”, completa ela.

Amanda Pinto, analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, revela que a instituição já iniciou o planejamento e a formalização das instâncias do Agreste e Caatinga, e que no próximo mês de agosto terá início o trabalho com a Instância Caminhos do São Francisco.

               Ela conta que a maioria das prefeituras está aceitando e participando das ações por meio do secretário municipal ou diretor de turismo. “Tenho alguns depoimentos dos presidentes das Instâncias e eles estão gostando muito da consultoria”, revela.

Amanda Pinto cita dois principais entraves encontrados nesse caminho para elaboração de novas Instâncias de Governança: participação não efetiva de algumas prefeituras e a falta de percepção de muitos representantes do poder público quanto a importância da atividade turística para o município.

“Teremos que contextualizar o turismo e sua importância para o desenvolvimento do município. Mostrar que esse desenvolvimento pode causar um impacto economicamente positivo para o destino, para várias cadeias produtivas com interface com o turismo”, explica. “Também precisaremos mapear os atrativos turísticos de algumas cidades e transformá-los em um produto turístico vendável”, completa a analista.

Para estreitar a relação e agilizar o processo de formalização das instâncias, novas reuniões vêm sendo realizadas pelo interior. “O desafio é grande, mas ao mesmo tempo estimulante. Acredito que estamos no caminho certo. Tivemos uma boa participação dos municípios em reunião recente, com a presença de quase 30 pessoas”, conta Marcos Jacinto, presidente da Instância Lagoas, Rios e Mares do Sul.

“O encontro foi ótimo, bem atrativo. A Silvânia [Barros Correia] é muito prática, incisiva e inteligente”, avalia Kyka Tenório, diretora de Turismo de Arapiraca, referindo-se ao andamento dos trabalhos no município. A mesma avaliação é feita pelo presidente da Instância da Caatinga, Ederlan da Cunha Santos, citando o trabalho da consultoria contratada pelo Sebrae Alagoas. “A Silvânia [Barros Correia] vem nos ajudando muito bem no plano de desenvolvimento e ação, estatuto para criação do CNPJ e formalização da nossa Instância. Ficamos muito gratos pela parceria”, destaca.