Geral

Saúde de Teotônio Vilela é premiada como a quarta melhor Atenção Básica do país e a melhor de AL

25/06/2021
Saúde de Teotônio Vilela é premiada como a quarta melhor Atenção Básica do país e a melhor de AL

Entrega aconteceu em Brasilia nesta quinta-feira, 24, com presença da secretária municipal de Saúde, Izabelle Pereira

A Prefeitura de Teotônio Vilela, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, recebeu do Ministério da Saúde o certificado de melhor Atenção Básica de Alagoas e a quarta melhor do país, dentro do programa Previne Brasil. O município foi classificado com nota 8,75, o melhor desempenho do estado, e o quarto melhor entre as mais de 5.500 cidades de todo o país, na avaliação do terceiro quadrimestre de 2020.

A entrega da certificação para a secretária de Saúde de Teotônio Vilela, Izabelle Pereira, aconteceu ontem (24), em Brasília, pela Comissão Intergestora Tripartite, em reconhecimento pelo trabalho em saúde realizado pelos profissionais e à gestão municipal na expansão da Atenção Básica e a melhoria nos indicadores ao longo dos anos 2019 e 2020, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família.

“É um misto de alegria, emoção, dever cumprido e superação. É de Teotônio Vilela e de todos os profissionais que fazem a Saúde do Município, o prêmio e à certificação de Melhores indicadores e Maior cobertura na Atenção Primária em Saúde de Alagoas, e a quarta melhor do País, de acordo com o Ministério da Saúde. Esse certificado, em nossas mãos, sintetiza os esforços, às estratégias, os planejamentos, os investimentos, às noites de sono e os dias de atendimento em cada unidade e repartição da nossa rede de saúde”, destacou a secretária, ao receber o reconhecimento.

Durante a premiação, Izabelle também agradeceu ao então prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira e ao atual prefeito, Peu Pereira. “Agradecemos por cada planejamento, estratégia e investimento alocado. Esse olhar humano, tem rendido resultados positivos para as familias vilelenses, e segue avaçando em continuidade e transformação na atual gestão”.

A secretária agradeceu ainda ao apoio do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira, ao município, aos profissionais da Saúde, à população em geral e ao Ministério da Saúde: “A soma desses esforços, gestão municipal, profissionais, parceiros políticos e população faz o nosso município, do interior de Alagoas, ser estrela radiosa nos mais altos postos da gestão pública nacional de Saúde. Os municípios avançam em suas ações e estratégias, mas isso também não seria possível sem o aporte do Ministério da Saúde para valorizar, incentivar e premiar aqueles que estão na ponta, fazendo Atenção Básica acessível, resolutiva e de qualidade”.

Conforme a secretária de Saúde, esse resultado positivo começou a ser construído em 2017, com o então prefeito Joãozinho Pereira, e segue com Peu Pereira. “É desafiador e requer muita dedicação construir essa Atenção Básica de qualidade. Aproximar o usuário dos serviços de saúde através da humanização e do acolhimento sempre foi e continuará sendo a prioridade na nossa gestão. Para mim é um orgulho estar secretária dessa pasta e colocar a saúde de Teotônio Vilela em destaque no cenário nacional. Deixo aqui meu compromisso que seguiremos trabalhando forte, para continuarmos avançando e ofertar assistência à saúde de qualidade para o nosso povo”, garantiu Izabelle Pereira.