Geral

Equipes volantes de vacinação levam esperança para acamados e domiciliados

28/04/2021
Equipes volantes de vacinação levam esperança para acamados e domiciliados

Fotos: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Levar a vacinação até a casa dos arapiraquenses acamados ou que moram na zona rural é uma forma de tornar o acesso aos imunizantes contra a Covid-19 mais humanizado.

Arapiraca conta com duas equipes atuando levando esperança para a residência das pessoas que possuem algum problema de locomoção e que não podem se deslocar aos três postos de vacinação, que ficam localizados na zona urbana da cidade.

De acordo com o enfermeiro Marcos André, que é coordenador da vacinação volante, a imunização in loco é uma das formas de universalizar o acesso ao SUS.

“Nós somos responsáveis por levar a dose de esperança para as pessoas que, por diversos motivos, não podem ir nos pontos fixos de vacinação. Isso é universalidade, isso é equidade, isso é o nosso SUS fora do papel”, explicou o enfermeiro.

A equipe de reportagem da Prefeitura de Arapiraca acompanhou, na manhã desta quarta-feira (28), o trabalho de uma das equipes volantes, que contou com a ajuda dos agentes comunitários de saúde do 4º Centro, localizado no bairro Itapoã.

O dia começa cedo, lá na Rede Municipal de Frios, no bairro Baixa Grande, onde todas as vacinas do município, dentre as quais estão as contra a Covid-19. A coordenadora da unidade, enfermeira Williana Farias explicou que o trabalho de organização dos imunizantes requer muito cuidado.

“O compromisso é grande. Nós recebemos as vacinas e, manhã, organizamos todas as caixas de vacinas, seringas e os cartões de vacinação. Da nossa Rede de Frios saem todos os imunizantes para os pontos de vacinação e para as equipes volantes. É um trabalho muita responsabilidade”, explicou Williana.

A Coordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal de Saúde, Mônica Suzy, parabenizou o trabalho desempenhado pelas equipes e classificou os profissionais que atuam na vacinação volante como sendo essenciais neste processo.

“No começo da manhã, nossas equipes já estão a postos aqui no Sesc aguardando a chegada das vacinas e prontas para dar início a aplicação das doses de esperança. É uma forma de levar o SUS aos nossos arapiraquenses. Sem dúvida, o trabalho desempenhado pelas equipes é extremamente necessário”, disse a coordenadora.

“O dia inicia cedo. Nós começamos trazendo as vacinas aqui para o SESC e as equipes já ficam a postos para que tudo seja iniciado. As equipes volantes seguem para vacinar os idosos nas casas, tanto os acamados quanto os domiciliados. E na zona rural, essas pessoas que não podem vir até os pontos da cidade, eles são vacinados lá, em eu local de moradia”, disse a enfermeira Mônica Suzy.