Geral

Fiscalização mostra que população adere ao distanciamento social

22/03/2021
Fiscalização mostra que população adere ao distanciamento social

As equipes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) realizaram, ao longo dos últimos três dias de operação, rondas em toda a cidade e fiscalizaram mais de 800 estabelecimentos comerciais. Apenas 22 precisaram ser orientados ao cumprimento das normas, o que indica que a população teve o entendimento das novas normas de distanciamento social previstas no decreto da fase vermelha publicado pelo Estado.

Não houve nenhuma notificação, interdição ou apreensão de materiais. Para o secretário Thiago Prado, o sucesso da fiscalização foi o diálogo estabelecido entre os agentes municipais e população.  “A maioria da população atendeu ao nosso chamado e cumpriram com o isolamento social, permanecendo em casa. Os poucos locais onde foram encontrados descumprimentos, a exemplo de pessoas na orla marítima, foram solucionados na base do diálogo”, esclareceu.

O secretário informou ainda que as fiscalizações continuarão ao longo da semana. “Enquanto isso, o prefeito JHC está envidando todos os esforços para maximizarmos a vacinação e assim avançarmos o quanto antes para o retorno da normalidade”, pontuou Thiago Prado.

Com a cidade na fase vermelha do plano de distanciamento social, as praias, shoppings e comércio continuam fechados aos finais de semana. Os serviços essenciais podem funcionar na modalidade pague-leve ou por aplicativo.

Ingryd Galvão, enfermeira do Hospital Universitário, faz exercícios físicos aos finais de semana no calçadão da orla. Apesar de ter passado o final de semana em casa, ela defende o fechamento da praia. “Acho de extrema importância o fechamento das praias e afins, nos finais de semana, devido ser um período de maior circulação de pessoas, e é observado que não se tem o controle do uso de máscara, bem como do distanciamento, o que contribui para aumento da propagação do vírus. Mesmo eu sendo adepta em frequentar com regularidade a orla para lazer e atividade física, sou a favor do fechamento, sendo importante ficar em casa nesse período crítico e contribuir com as medidas sanitárias”.

A profissional de saúde também aproveitou o momento para pedir alimento por aplicativo para estimular as vendas locais e manter a economia circulando. “Além de contribuir para evitar as aglomerações em bares e restaurantes, estou estimulando o comércio de uma certa forma, sem comprometer tanto esses setores.”, finalizou.

Segundo dados do consórcio de imprensa, o Brasil registrou o pior final de semana da pandemia até o momento. Foram 3.728 mortes em 48h.