Brasil

Em parceria com a ONU, índice inédito vai avaliar o desenvolvimento sustentável de mais de 700 cidades brasileiras

23/03/2021
Em parceria com a ONU, índice inédito vai avaliar o desenvolvimento sustentável de mais de 700 cidades brasileiras

O Instituto Cidades Sustentáveis lança nesta terça 23 de março o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, ferramenta que vai permitir mapear, monitorar e avaliar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em diversas cidades brasileiras.

Elaborado com base em mais de 80 indicadores, o índice atribui, para cada município, uma pontuação específica por objetivo e outra, mais abrangente, para o conjunto dos 17 ODS. Com isso, o Instituto Cidades Sustentáveis espera contribuir para um movimento de transformação efetiva nas cidades brasileiras, orientando a ação municipal a partir de referências e metas com base em indicadores de gestão.

A metodologia do IDSC-BR foi elaborada pela rede SDSN (Sustainable Development Solution Network), uma iniciativa que nasceu dentro da própria ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos da academia, da sociedade civil e do setor privado no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e globais. Lançada em 2012, a SDSN já desenvolveu índices para diversos países e cidades do mundo.

Em tempos de crise, a orientação estratégica é ainda mais fundamental para o desenvolvimento sustentável das cidades, baseado em dados, ações integradas e inovação. Especialmente no âmbito da pandemia, a plataforma online poderá ajudar as cidades na avaliação de prioridades, apoiar o engajamento da sociedade e pautar a agenda política local na direção da municipalização dos ODS.

Plataforma no ar

O lançamento do Índice acontece no dia 23 de março, terça-feira, das 10h às 11h30, em evento virtual, com a participação de Jorge Abrahão, coordenador geral do ICS, e Jeffrey Sachs, Presidente da Sustainable Development Solutions Network (SDSN) .

Inicialmente a plataforma apresentará uma avaliação de 770 municípios, a partir de dados disponíveis nas bases nacionais. Com o comparativo em mãos, as cidades selecionadas também poderão gerar um Relatório Voluntário Local (RVL), instrumento de prestação de contas sobre o progresso da implementação dos ODS em nível nacional e subnacional.

As cidades mapeadas levam em consideração diferentes critérios, de modo que pudessem contemplar capitais brasileiras, municípios com mais de 200 mil eleitores, signatários do Programa Cidades Sustentáveis e, ainda, todos os biomas do país.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN) e apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e do Projeto CITinova.