Alagoas

Dilmar Camerino se aposenta e é homenageado em sessão do Ministério Público

25/03/2021
Dilmar Camerino se aposenta e é homenageado em sessão do Ministério Público

A sessão do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) foi especial nesta quinta-feira (25). Durante os trabalhos, o procurador de Justiça Dilmar Lopes Camerino foi homenageado em função da sua aposentadoria. Ele deixa a Procuradoria-Geral de Justiça após 34 anos dedicados à instituição, tendo sido, por seis deles, procurador-geral de Justiça.

Durante a sessão, que ocorreu em formato híbrido, com parte dos membros estando presente e, a outra, de maneira virtual, Dilmar Lopes Camerino recebeu uma placa de homenagem como agradecimento pelo trabalho prestado como integrante da carreira do Ministério Público. “O Colégio de Procuradores de Justiça, por unanimidade, a partir de proposta do seu presidente, procurador de Justiça Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, presta esta justa homenagem em reconhecimento por sua valorosa contribuição ao Ministério Público do Estado de Alagoas, que tem a honra de ter sido chefiado por três ocasiões e recebido 34 anos da sua mais completa dedicação profissional. Este colegiado destaca o legado imorredouro de sua genuína liderança e a gratidão por suas importantes realizações, que continuarão a inspirar a sociedade alagoana e as futuras gerações dos que fazem o Ministério Público do Estado de Alagoas”, é o texto contido no presente.

“O procurador de Justiça Dilmar Camerino deixa um legado de honra, hombridade, profissionalismo e competência para com o Ministério Público. É um homem proativo e resolutivo e nos entristece saber que ele deixa a nossa instituição ainda com tanta energia e capacidade intelectual. Deixo aqui registrada a minha gratidão por tantos ensinamentos e conselhos ao longo da minha carreira como membro deste MP e, inclusive, sei que cheguei até este posto, também graças as suas orientações. Orgulho-me de ter sido seu discípulo. Receba meu abraço fraterno e meu respeito e admiração”, discursou o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

E as homenagens e os agradecimentos seguiram. “Nesta maratona que ora se encerra, o Dilmar está chegando na linha da vitória e vai cortar a fita para comemorar. E nós estaremos aqui, batendo palmas para ele porque sabemos que essa foi uma trajetória cheia de conquistas. Sua atuação dentro do Ministério Público sempre foi destacada. Espero eu, um dia, poder me aposentar com tantas glórias. Saiba que você sempre estará em nossos corações”, disse o subprocurador administrativo institucional do MPAL, Valter Acioly.

O subprocurador judicial do MPAL, Sérgio Jucá, também homenageou o colega: “Dilmar Lopes Camerino é uma lenda do Ministério Público de Alagoas. É um homem marcado por sua cordialidade e pela firmeza em praticar os necessários atos de ofício, mas sem perder a ternura. Tem, como uma de suas maiores características, a paciência, uma qualidade tão importante no enfrentamento das questões funcionais”.

“Dilmar Camerino sempre agiu de forma honesta, leal, objetivando o bem comum e a paz social. Acima de tudo, foi um grande mediador de conflitos. Deixará sua marca de homem resoluto para o Ministério Público de Alagoas”, afirmou ou ouvidor do MPAL, Lean Araújo.

“Aqui, neste Ministério Público, Dilmar galgou todos os cargos que disciplinam a hierarquia. Foi, inclusive, por três vezes, procurador-geral de Justiça, de sorte que o seu percurso profissional é um dos que mais chamam atenção dentre todos nós. E suas habilidades, projetos e conquistas jamais serão esquecidos porque ele cumpriu sua missão institucional”, garantiu o procurador de Justiça Marcos Mero.

As homenagens seguiram com o procurador de Justiça José Artur Melo. “Hoje o amigo Dilmar se aposenta, mas, inegavelmente, sua passagem pelo Ministério Público de Alagoas ficará marcada. Estamos falando de um homem de bem que sempre procurou o diálogo como fonte de solução para os conflitos. Com esse seu jeito politico de ser, contribuiu ao máximo para propagar o espírito democrático dentro da instituição, sempre agindo com muito respeito”, pontuou ele.

Única mulher dentro do Colegiado, a procuradora Denise Guimarães também ressaltou as qualidades do colega. “Sempre tive o Dilmar como um exemplo de homem público e, por isso, tantas vezes me aconselhei com ele. Sentirei saudades das nossas conversas, mas sei que elas não se encerrarão agora. Infelizmente, em razão deste momento que estamos vivendo, não termos uma solenidade com comemorações e abraços presenciais, porém, esta homenagem que estamos prestando não é menos calorosa por isso. Sinta-se abraçado por todos nós”, disse ela.

“Quero agradecer pelas lições e ensinamentos recebidos ao longo de tantos anos. Gratidão pela lealdade ao nosso Ministério Público e pela sua fortaleza de atuação”, comentou o procurador de Justiça Maurício Pitta.

O procurador de Justiça Eduardo Tavares também fez referência ao colega. “Façamos um brinde virtual a este homem que, como integrante da carreira do Ministério Público de Alagoas, lutou pela garantia dos direitos da sociedade, pelas boas causas. Foi uma honra poder acompanhar e fazer parte das suas atividades funcionais”, assegurou.

E o decano do Colégio de Procuradores de Justiça, Antônio Areciopo, também homenageou o colega que ora se aposentou: “Que vossa excelência seja muito feliz e saiba que deixou um grande legado para todos nós que fazemos o Ministério Público de Alagoas. Ensinou a muitos e orientou a outros tantos e isso jamais será esquecido. Desfrute do seu momento com a certeza de que cumpriu com o seu mister institucional”, colocou ele.

“Quero dizer ao amigo Dilmar que em todos os instantes em que atuou como membro do Ministério Público de Alagoas, ele engrandeceu a nossa instituição. Homem de fala mansa, gestos educados, vestir simples e um andar sem pressa, teve, durante todo o tempo, grande poder de conciliação. E, também por isso, a sua trajetória para sempre será lembrada por todos nós”, disse o procurador de Justiça aposentado Geraldo Magela, em mensagem enviada ao Colégio.

O promotor de Justiça Humberto Pimentel, que também é secretário do Colégio de Procuradores, falou em nome dos demais promotores. “Quero registrar minha gratidão pela amizade e ensinamentos doados a nós, que somos promotores mais novos. Tudo isso foi muito importante para nós”, afirmou ele.

As homenagens foram encerradas com um poema escrito pelo corregedor-geral do MPAL, Walber José Valente de Lima, que, em razão da reunião do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, não conseguiu se fazer presente à sessão.

As palavras do homenageado

E o momento foi finalizado com as palavras de agradecimento do homenageado. “Neste momento, saibam todos vocês, eu estou tomando por muita emoção. Obrigado por todas as palavras, elas ficarão comigo pra sempre, e digo isso porque não há, na vida, exagero mais belo do que o da gratidão. Quero dizer-lhes que eu, agora, entrego as armas da batalha para viver um ócio justo, mas, saibam, esse amor que é intrínseco a quem faz o Ministério Público, seguirá comigo”, declarou Dilmar Lopes Camerino.

E continuou: “Exerci honrados cargos na minha instituição, inclusive o de procurador-geral de Justiça, mas sempre com a consciência de que eu teria que estar a serviço da comunidade, para com ela construir uma realidade nova. Durante todo o tempo eu soube que esses cargos não eram eternos e, justamente por isso, jamais me deixei enebriar pelo poder porque nunca quis me tornar menor do que o cargo que ora ocupava. Para mim, o mais importante era trabalhar pela grandeza da nossa instituição”, finalizou o procurador de Justiça.

Também estiveram presentes à sessão os procuradores de Justiça Vicente Félix e Isaac Sandes.

O histórico de Dilmar Camerino

Dilmar Lopes Camerino foi nomeado integrante do Ministério Público do Estado de Alagoas no dia 21 de janeiro de 1987, tomando posse dois dias depois, para o cargo de promotor de Justiça.

Na sua trajetória na instituição, atuou em diversas Promotorias de Justiça, a exemplo de Olho d’Água das Flores, Porto Calvo, Capela, Paulo Jacinto, Colônia Leopoldina, Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro, União dos Palmares, Girau do Ponciano e Maribondo. Ascendeu ao cargo de procurador de Justiça e 4 de dezembro de 2003 pelo critério de merecimento. 

Durante os seus 34 anos de dedicação à instituição, Dilmar Lopes Camerino também exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça por três mandatos, além de ter atuado na Corregedoria-Geral e na Secretaria do Conselho Superior do Ministério Público. Ele ainda trabalhou como assessor técnico do gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e como diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento funcional.

Além de suas atribuições como membro do MPAL, o procurador de Justiça se afastou de suas funções para exercer o comando da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania de Alagoas. Ele também já foi presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal).

Por fim, Dilmar Lopes Camerino integrou, representando o Ministério Público, o Conselho Estadual de Segurança Pública e fez parte da comissão destinada a elaborar anteprojeto de lei com a finalidade de adaptar à legislação institucional às modificações instituídas pelo novo Código de Organização Judiciária do Estado de Alagoas (Lei nº 6.564, de 05/01/05).