Geral

Prefeitura finaliza gestão com manutenção predial em todas as escolas da rede

29/12/2020
Prefeitura finaliza gestão com manutenção predial em todas as escolas da rede

A rede municipal de Educação passou por uma série de melhorias nas estruturas das unidades escolares durante a gestão do prefeito Rui Palmeira. Desde a criação do setor de Manutenção Predial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em 2015, já foram investidos R$ 56.072.008,05 (cinquenta e seis milhões e setenta e dois mil e oito reais e cinco centavos) em manutenções de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Várias intervenções foram realizadas em todas as unidades escolares da Rede, desde as mais simples como as que ocorreram na Escola Municipal Pedro Barbosa Júniorque precisou passar por uma recuperação em toda sua estrutura física.

Ao longo dos anos, a Rede ganhou uma nova cara, saindo do estado de sucateamento para uma estrutura totalmente revitalizada, com salas de aula mais iluminadas, rede elétrica nova, rede hidráulica em boas condições de uso, revisões de cobertura, troca de janelas, de portas e pinturas, além de outras melhorias.

O chefe do setor de Manutenção Predial da Semed, Bruno Sampaio, destacou a importância dos serviços. “As coisas começaram a ter novos rumos, pois, passamos a ter a confiança dos diretores, de que nada estava sendo feito de qualquer jeito, e que os recursos aplicados estavam sendo utilizados de forma correta, e desse momento em diante tivemos um aumento muito grande de pedidos dos diretores de toda a rede escolar, o qual foram tratados cada um com suas particularidades.”, ressalta Bruno.

Prevenção contra a Covid-19 

Durante a pandemia, em conformidade com o protocolo sanitário criado pela Semed, o setor realizou importantes adequações na maioria das escolas e dos Cmei’s, para um retorno seguro às aulas. Foram abertas janelas para melhorar a circulação do ar nas salas de aula, -uma vez que não serão ligados os ventiladores- , instalados lavatórios e bancadas de granito em locais de fácil acesso dos alunos, torneiras com abertura utilizando o cotovelo, além de revisão da rede hidrossanitária dos banheiros. Outro ponto importante realizado pelo setor foi o levantamento necessário de dispensers, tapetes sanitizantes e lixeiras com pedal.

Secretária de Educação Ana Dayse Dorea visitando a revitalização da Escola Orlando Araújo

“Com o dever cumprido e com as orientações da secretária de Educação Ana Dayse Dórea, estamos deixando uma rede escolar modernizada e segura, com espaços cobertos e arejados para recreação, quadras poliesportivas recuperadas, com acessibilidade e coberta, salas de aula mais iluminadas e arejadas, cozinhas com cerâmica e melhor ventilação.” finalizou Sampaio.