Geral

Força-tarefa fecha cerca de 180 estabelecimentos em 20 dias

11/04/2020
Força-tarefa fecha cerca de 180 estabelecimentos em 20 dias

Há 20 dias, a força-tarefa integrada entre os governos estadual e municipal atua no combate à proliferação do coronavírus em Maceió. Neste período, aproximadamente 600 denúncias chegaram pelo disque-denúncia e em torno de 180 estabelecimentos foram fechados.

Na véspera da sexta-feira santa, a fiscalização continuou seu trabalho preventivo. Foto: Fiscalização

Desde o dia 21 de março, a fiscalização percorre as ruas de Maceió com os objetivos de fiscalizar e orientar proprietários de estabelecimentos e população quanto às restrições de funcionamento e normas para evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, uma equipe recebe as chamadas que chegam pelo disque-denúncia e repassa as demandas para averiguação.

A ação visa o cumprimento dos decretos estaduais e municipais que estabelecem diretrizes e normas no enfrentamento ao novo coronavírus. Com a força-tarefa, aproximadamente 40 servidores estão atuando todos os dias de forma integrada para cumprir as orientações de isolamento social e funcionamento das atividades comerciais.

Foi decretada a emergência em saúde pública e, por isso, comércio e serviços, exceto os essenciais, não podem funcionar enquanto os decretos governamentais estiverem vigentes. Os eventos também não podem ser realizados neste período e o atendimento n serviço público é realizado de forma remota, por telefone ou internet.

O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, afirma que a fiscalização tem a missão de fazer cumprir os decretos e, assim, reduzir a pressão no sistema de saúde. “Quero enaltecer o trabalho dos ‘heróis anônimos’ que estão trabalhando para que a população fique mais protegida nesse momento de crise, meus sinceros agradecimentos aos que fazem a força-tarefa contra a covid-19, os guardas municipais, fiscais de posturas, todos os servidores da SEMSCS, os prestadores de Serviços, PM e Vigilância Sanitária. O trabalho é conjunto, pois unidos somos mais fortes e seguiremos para vencermos no final com milhares de vidas salvas”, ressalta.

O gestor também reforça a importância do isolamento social para a cidade manter o controle sobre o número de casos do novo coronavirus. “Aos responsáveis pelo comércio de produtos sem necessidade imediata nós solicitamos que permaneçam fechados. A colaboração de todos é crucial para reduzir o contágio. Nossa fiscalização também busca orientar e conscientizar as pessoas”, destaca.

A base da força-tarefa é a sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), em Jaraguá – que participa com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal. Além da Semscs, participam também a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária, e a Polícia Militar de Alagoas.

Resultados do dia

Nesta quinta-feira (09), véspera do feriado santo, a fiscalização encontrou um grande fluxo de pessoas comprando peixes, camarões e outros produtos típicos do feriado religioso. Os fiscais orientaram os presentes, solicitando distanciamento entre as pessoas que se encontravam lá, para, assim, amenizar o risco de propagação da doença Covid-19.

Foram recebidas 19 denúncias, entre elas a de uma serralharia em funcionamento na Jatiúca, mas a fiscalização constatou que estava fechada. As rondas também percorreram as regiões do Canaã, Jardim Petrópolis, Jacintinho, orla marítima, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Riacho Doce, Pescaria e Ipioca.

Foram encontradas irregularidades no Mercado da Produção, Jacintinho e Jardim Petrópolis. Nessas duas últimas regiões citadas, a fiscalização flagrou lanchonete, bar, igreja e barbearias, que foram orientadas a fechar suas portas e seguir com a ordem dos decretos estadual e municipal, sendo uma dessas barbearias, interditada por reincidência na irregularidade.

Denúncias

Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:

– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana

– 190 (Polícia Militar)

– 181 (Secretaria de Segurança Pública)