Geral

Estudantes de Informática do Ifal Palmeira lançam questionário para avaliação de transporte intermunicipal (vans)

28/04/2020
Estudantes de Informática do Ifal Palmeira lançam questionário para avaliação de transporte intermunicipal (vans)

Estudantes do 4º ano do curso de Informática do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, estão lançando um questionário para usuários, motoristas e cobradores de transportes intermunicipais (vans), com o intuito de saber o dia a dia e os principais problemas para quem utiliza esse meio de transporte.

A ideia é que a partir desta pesquisa, os alunos: Felipe Sotero, Francisco Racklyn Sotero, Lucas Barbosa e Marcos Luz, sob orientação da professora, Helynne Lima, possam desenvolver um aplicativo para suprir as necessidades da população. O questionário ficará disponível até esta sexta, 01/05, e pode ser respondido através do link: http://abre.ai/pesquisavans .

A pesquisa é destinada não apenas para passageiros, mas também para motoristas e cobradores. Até o momento, a equipe conseguiu identificar três problemas principais.

Não poder pagar as passagens de outra forma a não ser à vista, não saber quais vans estão rodando e seus horários de paradas, não haver planos disponíveis para pessoas que usam o serviço mais regularmente. A partir deste questionário, queremos entender melhor a realidade e se existem mais problemas que possam ser solucionados, através do aplicativo que desenvolveremos”, explica Lucas.

A equipe coordenada pela professora Helynne utilizará tais dados e o aplicativo para participar do “Startup In School em Casa”, programa estudantil de empreendedorismo tecnológico, realizado pela Ideias do Futuro em parceria com a Google.

Trata-se de um curso modular em que os participantes criam uma startup com impacto social baseada em tecnologia. A edição 2020 foi reestruturada para que alunos do ensino médio, 8o e 9o ano do fundamental, possam participar de casa, trazendo pais, mães e familiares para fazer parte de seus grupos e construírem um projeto juntos.