sábado, 06 de junho de 2020

Notícias

In:

Secretaria de Saúde de Canapi inova, implanta novas tecnologias e leva mais saúde para a população sertaneja

Por Assessoria

Prefeito de Canapi Vinícius Lima

O município de Canapi, no alto sertão alagoano, distante 257 km de Maceió, passa a contar com tecnologia para levar saúde à população. Esse ano de 2020 com as metas do novo financiamento da atenção básica, o prefeito decidiu tornar a saúde totalmente digital e além do prontuário eletrônico, está implantando um sistema que funciona com tablets e ajuda a trazer o cidadão que pouco freqüenta a unidade para realizar seus cuidados de saúde.

​O jovem gestor da cidade vem buscando na tecnologia um aliado para superar os desafios da saúde em uma cidade de pequeno porte, para levar uma melhor qualidade de vida a sua população. O município de Canapi com 17.722 habitantes, segundo o IBGE, enfrentava um dos piores índices de saúde do Estado, e há vários anos não conseguia nem alcançar os indicadores mínimos de vacinação.

​Uma das áreas mais difíceis de se administrar em um município é a Saúde, pela multidisciplinaridade, pela dificuldade de conscientizar e fazer educação em saúde e pelos escassos recursos que estão disponíveis, mas Canapi ultrapassou esta barreira. O município passará a utilizar um recurso chamado de Busca Ativa Eletrônica. O Programa de Saúde da Família (PSF), porta de entrada da saúde, a enfermeira tem a possibilidade de detectar que uma gestante ou um doente crônico, como hipertenso ou diabético, não está cumprido com o calendário necessário, vindo dentro da freqüência necessária à unidade, envia um sinal eletrônico ao tablet do agente responsável pela área daquele paciente e o mesmo faz a busca em sua residência. O paciente, que necessita fazer sua rotina de saúde ou caso não possa se deslocar a unidade terá a equipe, o atendimento em sua casa.

​O Ministério da Saúde, de forma inteligente, está agora acompanhando os percentuais de gestantes e doentes crônicos atendidos no semestre para que toda população mais vulnerável seja atendida pelo menos duas vezes por ano, e no caso das gestantes que sejam realmente realizadas as sete consultas antes do parto para que tudo corra bem.

​Para o prefeito Vinícius Lima o uso dos dispositivos móveis foi o meio mais eficiente e prático de atingir essas metas. “Passamos quase um ano buscando tecnologias que fossem de baixo custo e permitissem ajudar a melhorar a qualidade de vida do nosso povo, e finalmente estamos com ela em campo, é uma inovação no nosso sertão que deve ajudar a salvar muitas vidas”, comemorou.

​Os agentes de saúde junto com a equipe do PSF são essenciais nesse papel e Canapi está aperfeiçoando sua base de dados da saúde para poder acompanhar de perto todos os 17.722 habitantes de forma que todos possam ser atendidos, bem cuidados.

​O Secretário de Saúde de Canapi, Rosalvo Bezerra, preocupado em atingir as metas propostas pelo novo financiamento do governo e que caso não sejam atingidas podem implicar em perdas de recursos, correu atrás e agora traz para o sertão a forma efetiva para cumprir a meta. “As novas exigências do Ministério da Saúde nos deixaram preocupados porque não tínhamos tecnologia para nos ajudar na gestão, agora com essa ferramenta vai facilitar o trabalho do nosso agente e a enfermeira com apenas dois cliques. Agora achamos com agilidade quem não está vindo a unidade e já manda a informação para o Tablet do agente, com essa ajuda agora ficamos mais tranquilo para cumprir as metas”, destaca o secretário.

A solução adotada é da empresa SYSVALE que fica no vale do silício baiano na região do Juazeiro e desenvolve vários projetos que podem ser conferidos pelo site www.cidadesaudavel.com. Com essa nova proposta do governo federal, soluções precisam ser encontradas para um bom andamento da saúde básica.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com