Geral

Seminário “Trânsito, Direito e Saúde” encerra as atividades do Maio Amarelo em Arapiraca

28/05/2019
Seminário “Trânsito, Direito e Saúde” encerra as atividades do Maio Amarelo em Arapiraca

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca e a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Arapiraca (OAB/Arapiraca), promovem, nesta quinta-feira (30), o seminário “Trânsito, Direito e Saúde”, evento que encerra a programação do Maio Amarelo no município.

Com o tema “A responsabilidade no trânsito e a construção de uma sociedade que valoriza a vida humana”, as palestras ministradas no seminário irão abordar Direito de Trânsito, Segurança Viária, e Promoção à Saúde. Servidores da autarquia, como o coordenador da operação Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa, e a assistente social e pesquisadora na área de trânsito, Audijane Aguiar, irão compor o cronograma de apresentações.

Além disso, o presidente da comissão de Transporte e Trânsito da OAB/AL, Thiago Rodrigues, e representantes da SMTT Arapiraca, Ufal Campus Arapiraca, e Secretaria Municipal de Saúde também irão discutir a temática no evento.  A programação completa com os temas das palestras pode ser visualizada no link: https://doity.com.br/seminario-de-direito-saude-e-transito

De acordo com a analista de trânsito do Detran/AL e coordenadora do PSVM, Edira Soares, o seminário marcará o lançamento da expansão do plano para outros municípios do estado, e celebrará os três anos de atuação do projeto. “Vamos apresentar à sociedade os resultados desses três anos em que o projeto está implantado em Arapiraca, como também vamos reconhecer e prestigiar o trabalho das equipes das diversas instituições envolvidas”, explica.

Numa decisão em parceria com a atual gestão do órgão, o Programa de Segurança Viária para Motociclistas será expandido para as cidades de Rio Largo, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Palmeira dos índios, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Estrela de Alagoas, e Campo Alegre.

Para o diretor-presidente da autarquia, Adrualdo Catão, o evento ressalta a iniciativa em levar as ações desenvolvidas em prol da segurança no trânsito para outros municípios do estado. “É importante que o interior esteja integrado com as atividades que os nossos servidores estão realizando. Pretendemos fortalecer a conscientização para a redução de acidentes de trânsito incluindo cada vez mais instituições e municípios parceiros nessa luta”, afirma.

O evento, que é gratuito e aberto ao público, irá ocorrer a partir das 9h no auditório da OAB/Arapiraca, localizado no bairro Santa Edwirges. Na oportunidade, a equipe do projeto de extensão “Preparando a volta para casa”, da Ufal e Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly, estará arrecadando donativos de equipamentos hospitalares e produtos de higiene pessoal, como kit de gastrostomia, colchão pneumático, fralda geriátrica, sabonete líquido, algodão, Nutrem, Sustagem. A iniciativa oferece cuidados e prepara as famílias para receber, após a alta hospitalar, vítimas sequeladas em decorrência de acidentes de trânsito.

Serviço

Seminário Trânsito, Direito e Saúde

Local: OAB/Arapiraca

Dia: 30/05

Horário: das 9h às 13h

Inscrições: https://doity.com.br/seminario-de-direito-saude-e-transito