Geral

Iphan Maceió recebe exposição sobre cultura popular de Alagoas

24/02/2018
Iphan Maceió recebe exposição sobre cultura popular de Alagoas
Folguedo Mané do Rosário, de Poxim (Foto: Divulgação Acervo do projeto Salvaguarda do Patrimônio Imaterial em Alagoas)

Folguedo Mané do Rosário, de Poxim (Foto: Divulgação Acervo do projeto Salvaguarda do Patrimônio Imaterial em Alagoas)

A  Casa do Patrimônio sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas, recebe a partir deste sábado (24) a exposição’‘É Dubangüe’ que mostra aspectos das manifestações culturais do estado. O espaço fica localizado na Rua Sá e Albuquerque, no histórico bairro de Jaraguá, em Maceió.

Na programação da abertura da exposição está prevista apresentações culturais, oficinas, projeções audiovisuais, culinária e artesanato.

A exposição será feita em formato de feira e pretende unir a cultura popular e as mídias. “As feiras têm um papel importante para esta exposição, porque, durante as pesquisas, foram nesses espaços que encontramos indicações para ir atrás das manifestações de artesanato, dos ofícios e das celebrações. É um lugar de troca”, explica Maria Angélica da Silva, coordenadora do grupo Estudos da Paisagem, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Depois da festa de lançamento, que acontecerá no sábado (24), a exposição ‘É Dubangüe’ ficará aberta ao público entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março, das 16h às 21h.

Confira a programação especial de abertura (24 de fevereiro):

16h – Oficinas: Trupé de coco de roda, com Os Verdelinhos (Maceió); Cerâmica, com D. Irinéia (Povoado Muquém, de União dos Palmares); Máscara, com Sebastião Rolien – Os Bandos (Povoado Tapera, Anadia).

17h às 21h – Apresentações culturais: Coco de roda com Os Verdelinhos (Maceió); Mané do Rosário (Povoado do Poxim, Coruripe); Maracatu com o Coletivo Afrocaeté (Maceió); Trio de forró Fidellis e Cabroeira (Maceió).

16h às 21h – Venda de comidas típicas e artesanatos.