Política

ALE homenageia hoje (20) desembargador federal Paulo Cordeiro com título de cidadão alagoano

20/06/2016
ALE homenageia hoje (20) desembargador federal Paulo Cordeiro com título de cidadão alagoano
O desembargador federal Paulo Cordeiros recebe hoje (20), das mãos dos deputados estaduais, o título de cidadão alagoano. (Foto: Ascom TRF5)

O desembargador federal Paulo Cordeiros recebe hoje (20), das mãos dos deputados estaduais, o título de cidadão alagoano. (Foto: Ascom TRF5)

A Assembleia Legislativa realiza, na segunda-feira, 20, às 15h, uma sessão solene para entrega do título de cidadão honorário ao desembargador federal Paulo Cordeiro, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). A iniciativa da homenagem é do deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), vice-presidente da Casa. “Me sinto honrado em homenagear o desembargador Paulo Cordeiro. É um título merecido, tanto pela sua história, quanto pelas conquistas ao longo da sua carreira”, declarou o parlamentar.

 Currículo

Paulo Cordeiro é mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas, instituição onde lecioana as disciplinas de Introdução ao Direito e Direito Tributário. Como magistrado federal, foi diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas por nove anos consecutivos e juiz convocado, por mais de 30 vezes, para desempenhar as funções de desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Atuou em outras áreas jurídicas como auditor jurídico do Tribunal de Contas do Estado da Bahia; procurador da Fazenda Nacional, em Salvador; procurador da República, em Salvador; procurador regional eleitoral, em Salvador; membro do Conselho Penitenciário do Estado da Bahia; juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, além de ter atuado por 12 anos como advogado.

 O juiz federal Paulo Cordeiro proferiu na 3ª Vara Federal, desde outubro de 1991, mais de 25 mil sentenças. Na Turma Recursal Federal, foram mais de 20 mil acórdãos, com reconhecimento em Alagoas pelas posições favoráveis aos necessitados e carentes. Como magistrado, tem posições relevantes como à definição de que os segurados aidéticos, cancerosos, chagásicos, independentemente do estágio do mal, têm direito ao beneficiamento de aposentadoria.

Em reconhecimento de suas posições vinculadas aos pleitos da sociedade civil recebeu homenagens como a Medalha Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca; Cidadão Honorário de Arapiraca; Cidadão Honorário de União dos Palmares; medalha do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas; medalha conferida pelo TRE de Alagoas por serviços prestados e homenagem do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Petróleo.