Cidades

Projeto Incentivo ao Saber leva alunos ao cinema, em Maceió

09/05/2016
Projeto Incentivo ao Saber leva alunos ao cinema, em Maceió
Projeto busca relacionar a atividade pedagógica em sala de aula à vivencia do aluno. (Foto: Ascom/PM)

Projeto busca relacionar a atividade pedagógica em sala de aula à vivencia do aluno. (Foto: Ascom/PM)

Olhos grudados na telona, emoção e muita euforia marcaram a edição do projeto Incentivo ao Saber deste fim-de-semana. No cinema, os alunos do Colégio da Polícia Militar Tiradentes puderam conferir a história da alagoana Nise da Silveira, ao assistirem ao filme “Nise: o coração da loucura”.

A iniciativa visa ampliar o conhecimento crítico do alunado sobre personalidades femininas que contribuíram para edificação de um mundo melhor. Tema a ser tratado nos jogos internos da unidade de ensino, no próximo mês de junho.

Alunos do ensino médio, acompanhados do capitão Marcílio Moreira e do professor de Literatura, sargento Paulo César, comprovaram o trabalho revolucionário da psiquiatra alagoana e sua defesa pela arte como principal ferramenta de reintegração de pacientes esquizofrênicos.

Emocionados, os jovens vivenciavam a cada cena, a luta e o respeito às diferenças, que transformou a psiquiatria no Brasil.

Para a terceiranista Gabrieli Fradique, a valorização da vida, dentro do contexto social retratado na película, revela um exemplo de coragem a ser seguido nos tempos atuais.

“Às vezes, criamos tantas dificuldades para pequenas mudanças diárias, que exemplos como o da doutora Nise nos mostra que a força de vontade é o marco inicial das transformações necessárias para a construção de um mundo melhor. Pequenina, mas de uma coragem fenomenal. É de Alagoas a mulher guerreira que revolucionou a psiquiatria”, declarou, Gabrieli Fradique.

O professor Paulo César, que também coordena a companhia teatral do Colégio Tiradentes, enalteceu a criatividade na busca do saber como agente catalisador do ensino-aprendizagem.

“A impulsividade dos jovens exige dinamismo e debates constantes que englobem temas atuais. Quando o conhecimento se torna atrativo, o aluno rompe as barreiras que possam existir entre a teoria vista em sala de aula e sua vivência. Nise é um exemplo de amor à vida e, como não poderia ser diferente, o filme encantou a todos”, afirma.

Próximas ações

O projeto Incentivo ao Saber engloba uma série de atividades pedagógicas que estimulam a correlação dos assuntos abordados em sala de aula com a realidade vivenciada pelo aluno.

No decorrer do ano letivo haverá aula de campo nas cidades de Viçosa, Penedo, Maragogi e União dos Palmares.