Geral

Equipe do Helvio Auto é orientada sobre procedimentos em casos suspeitos de H1N1

07/04/2016
Equipe do Helvio Auto é orientada sobre procedimentos em casos suspeitos de H1N1
Diretora Luciana Pacheco apresenta detalhes da nota técnica para servidores (Foto: Ana Paula Tenório)

Diretora Luciana Pacheco apresenta detalhes da nota técnica para servidores (Foto: Ana Paula Tenório)

A médica infectologista Luciana Pacheco, diretora-geral do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), apresentou aos servidores da instituição detalhes da nota técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), sobre os procedimentos que devem ser realizados com os pacientes suspeitos de contaminação pelo vírus H1N1. No encontro, a diretora ainda reforçou como deve ser feito o fluxo de recebimento e internação de paciente com suspeita de H1N1 no HEHA .

A nota técnica seguiu os padrões apresentados pelo Protocolo do Ministério da Saúde em vigência, e especificou que, no momento, pacientes que apresentarem sintomas compatíveis com H1N1 como síndrome respiratória aguda grave, podem ser enviados ao Hospital Helvio Auto para investigação. Atualmente, o HEHA está com dois pacientes com suspeita de contaminação de H1N1 internados, recebendo medicação e tratamento adequados.

Nesta quinta-feira, às 9 horas, no auditório do HEHA, haverá um treinamento detalhado com a enfermeira da Educação Continuada do HEHA, Maria de Lourdes Neves, que trabalhará com a equipe todos os detalhes técnicos e esclarecerá qualquer dúvida que os servidores possam apresentar.

Até o momento o Estado de Alagoas apresenta 21 casos notificados como suspeita de contaminação por H1N1. Vale relembrar que não há motivo para pânico e que os bons hábitos de higiene como lavagem das mãos e evitar passar as mãos na boca, narinas e olhos diminuem consideravelmente as chances de transmissão.