Geral

Sesau orienta sobre funcionamento das unidades de saúde no feriadão de Natal

23/12/2015
Sesau orienta sobre funcionamento das unidades de saúde no feriadão de Natal
Unidades mantidas pela Sesau funcionarão com todo o seu pessoal, para garantir total assistência à população. (Foto: Ascom/Sesau)

Unidades mantidas pela Sesau funcionarão com todo o seu pessoal, para garantir total assistência à população. (Foto: Ascom/Sesau)

A partir desta quinta-feira (24), quando começam as comemorações de Natal, até domingo (27), as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) funcionarão com todo o seu pessoal, para garantir total assistência à população.

A assistência irá ocorrer normalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), na Unidade de Emergência do Agreste, nos Ambulatórios 24 Horas e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestam serviços essenciais.

No HGE, as escalas de plantão dos profissionais serão reforçadas para garantir assistência de urgência e emergência com qualidade e agilidade. Apesar do incremento na logística de atendimento da unidade hospitalar, a gerente geral do HGE, médica Verônica Omena, alerta a população para evitar dirigir após ingestão de álcool.

“As pessoas parecem ficar mais desatentas em relação à sinalização e esquecem regras básicas importantes para se transitar com segurança. Devemos lembrar que o bem mais precioso é a vida e esta é uma só. Cabe aos pais, amigos e parentes zelar por este bem. Por mais avançada que esteja a medicina, ainda perdemos muitos pacientes devido à gravidade dos ferimentos”, alertou a médica.

A gerente geral do HGE lembrou que, nesta época, em que o número de festas e comemorações costuma ser maior para todos, também é importante lembrar que não se deve ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir. “Fazer um revezamento entre motoristas que vão ou não beber, utilizar táxis e o transporte coletivo são as melhores opções”, avisou Verônica Omena.

Quando procurar o HGE – Somente os casos graves devem ser atendidos no HGE. Já os pacientes com dores de cabeça, diarreias, cólicas, assim como escoriações e pequenas suturas, devem procurar um dos cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió, que estão situadas no Benedito Bentes (Denilma Bulhões), Tabuleiro do Martins (Assis Chateaubriand), Chã da Jaqueira (Dom Miguel Câmara), Levada (Noélia Lessa) e Jacintinho (João Fireman).

Na Unidade de Emergência do Agreste (UEA), situada em Arapiraca, assim como no HGE, em Maceió, escalas de plantão foram montadas para garantir que nenhum alagoano fique sem atendimento de urgência e emergência.

O Samu Maceió irá funcionar normalmente, assim também como o de Arapiraca e as 35 bases descentralizadas espalhadas em todas as regiões do Estado, além das bases descentralizadas de Maceió, que estão localizadas na Levada, Guaxuma e Serraria.

Também as Unidades de Suporte Básico e as Unidades de Suporte Avançado irão disponibilizar quatro motolâncias em Maceió e em três em Arapiraca, além do helicóptero.

Já os Hemocentros de Alagoas fecham na véspera e no dia de Natal para coleta, mas continua com a dispensação. Reabre para coleta no sábado (26), na unidade do Hemoal localizada no Trapiche.

Conforme informações da diretora do Hemoal, Verônica Guedes, o estoque permanece estável; penas o sangue tipo O negativo encontra-se com o estoque baixo. O Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) funcionará normalmente, em regime de plantão para os serviços essenciais.