Cidades

Maceió: Prefeitura vai começar operação de tratamento das árvores

29/10/2015
Maceió: Prefeitura vai começar operação de tratamento das árvores
Árvores na Avenida Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro sofrerão intervenção (Foto: Ascom Sempma)

Árvores na Avenida Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro sofrerão intervenção (Foto: Ascom Sempma)

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) inicia na segunda semana de novembro ao trabalho de tratamento, poda, supressão e destoca das árvores das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. O levantamento feito em junho deste ano comprovou a necessidade de substituição de 117 exemplares. Para cada árvore suprimida, serão plantadas, pelo menos, três novas espécies.

Os trabalhos serão realizados todos os domingos das 7 até as 17 horas, com interdição parcial da via esquerda junto ao canteiro central nos dois sentidos das avenidas, garantindo a segurança das equipes de trabalho e das pessoas que trafegarem no local. A operação será acompanhada por agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A previsão é que os trabalhos durem cerca de dois meses.

A primeira etapa da manutenção consiste no tratamento das árvores. O serviço está orçado em R$ 100 mil e será custeado com recursos de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). A multa foi aplicada em agosto deste ano a um atacado localizado próximo à Polícia Rodoviária Federal, notificado na Operação de Combate ao Esgoto Clandestino.

A segunda etapa requer a utilização de maquinários pesados para retirada das raízes das árvores, uma solicitação do Ministério Público Estadual, atendida pela Sempma. A destoca consiste na retirada na sobra do tronco e raízes das árvores. As árvores que necessitam do corte são as que apresentam problemas relacionados a pragas, estresses devido à poluição e tráfego pesado de veículos, as com fissuras na estrutura, as que já estão mortas, as com cavidade acentuada com mais de 30% no caule devido a fatores externos e as de origem exótica, estas mais específicas, por apresentarem incidência elevada de cupins.

“Essa intervenção é necessária para a segurança da população que transita por estes locais”, afirmou David Maia, secretário Municipal de Proteção ao Meio Ambiente.

Ainda nesta etapa começa a poda emergencial e a elevação das copas das árvores, que consiste na poda dos galhos mais baixos. O trabalho será acompanhado por técnicos do Núcleo de Monitoramento Arbóreo de Maceió (Numa).

Mega operação

Cerca de 16 veículos participarão da operação. A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) utilizará caminhões no auxílio dos serviços. Para os trabalhos de destoca serão utilizadas retroescavadeiras e caminhões guincho, além de máquinas de trituração dos caules e folhas.

Equipes de jardinagem da Sempma farão o plantio de mudas de árvores nativas no canteiro central das avenidas. De acordo com o agrônomo e coordenador da operação, Valdir Martiniano, as avenidas não perderão sua característica histórica.

“Nosso intuito é garantir a segurança de quem transita pelas Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro e também a a preservação das árvores. O trabalho foi feito com cautela e revisão das árvores para que não fossem feitas supressões desnecessárias”, completou o agrônomo.