Cidades

Arapiraca: ‘Queremos trabalhar e parceria é uma conquista’, diz ambulante

13/07/2015
Arapiraca: ‘Queremos trabalhar e parceria é uma conquista’, diz ambulante

Após uma viagem para Salvador, retornou para Arapiraca com uma ‘touca com peruca rastafari’ que o caracterizou como “Baiano Saradão”.
“Isto acabou por ser meu marketing pessoal. Agora, com esta parceria com a Prefeitura, estou com um ponto fixo no calçadão, vizinho ao Laury Flores, e com esperanças de melhoria nas vendas”, diz o autônomo.
Ele há 22 anos trabalha como vendedor ambulante e foi o primeiro a receber o ponto fixo após parceria da Prefeitura com a Associação dos Vendedores Ambulantes Livres de Arapiraca (Aval Arapiraca), legalizada em cartório no último dia 2.

(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

Isto se deu em decorrência da operação “Centro Organizado”, que vem se mostrando um importante fator na reordenação do centro comercial de Arapiraca, tanto trabalhando junto aos ambulantes quantos aos lojistas que insistem em utilizar a calçada para comercializar seus produtos.
Com o Mungunzá Saradão, ele atende andando pela cidade, fazendo paradas estratégicas no 5º Centro de Saúde e no Hospital Regional Nossa Senhora de Bom Conselho, também no Centro.
O próprio Givanildo Pereira das Graças se disse muito contente com o novo espaço adquirido no calçadão – em um recuo da Praça Marques da Silva sem atrapalhar o trânsito livre de pessoas – e relatou entender que as mudanças são para a melhoria do convívio, acessibilidade e mobilidade urbana do município.
“Bem, a gente só quer trabalhar e vê claramente o quanto a cidade de Arapiraca vem crescendo. Com diálogo, a Prefeitura está vindo até nós e isto é muito positivo para nossa categoria, que está começando a se organizar. Agora, 30 pessoas se cadastraram na Casa do Empreendedor, onde vamos pagar INSS, consultar linhas de crédito e ter uma aposentadoria futuramente. Estamos nos legalizando, o que é uma conquista! Precisamos de uma parceria constante como essa”, completa o Saradão, ressaltando que seus clientes ficavam procurando por ele e agora “está mais fácil com o ponto fixo”, comercializando mungunzá e arroz doce.

Reunião

Na última quinta-feira (9), um encontro foi realizado na Aval Arapiraca, no bairro Baixão, em que a secretária da Seduh, Rita Nunes, apresentou o colete que os ambulantes usarão, já a partir dos próximos dias.
“Eles escolheram a cor, o tecido, tudo. É importante que haja sempre esse diálogo entre as duas partes, visto que estamos com esta operação Centro Limpo em ação. Está havendo uma reordenação naquele bairro e estes autônomos estão sendo realocados a pontos fixos pela cidade”, conta.
“Estamos muito contentes com esta parceria com a Prefeitura; foi o primeiro passo dado por nossa associação, visto que queremos estar dentro da lei. O que queremos é trabalhar e a prefeita está nos dando este suporte”, diz José Cícero Amorim, à frente da Aval Arapiraca.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Arapiraca lançou nota, por meio de sua direção, apoiando a iniciativa: “Dando mais dinamismo ao centro comercial de Arapiraca, a Prefeitura tem efetuado ações para que o cidadão possa transitar com o direito de ir e vir assegurado, bem como dando mais fluidez com a mobilidade no trânsito. Um centro mais limpo e tranquilo. Por uma Arapiraca mais forte, limpa e organizada”.