Cidades

Arapiraca: Célia reafirma parceria na segurança pública com governo

13/07/2015
Arapiraca: Célia reafirma parceria na segurança pública com governo
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

Durante reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública de Arapiraca (COMSEPA), ocorrida na tarde desta quinta-feira (9), a prefeita Célia Rocha destacou o trabalho desenvolvido pelo secretário Alfredo Gaspar de Mendonça e equipe, reafirmando o compromisso da gestão na parceria com o governo de Alagoas.
Célia fez questão de, mais uma vez, agradecer o apoio do governador Renan Filho e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, no atendimento aos pleitos de Arapiraca e município da Região Metropolitana do Agreste.
“Fico muito feliz com essa preocupação do governador em relação a Arapiraca. É bom também termos esse encontro para conhecer mais de perto os propósitos da Segurança Pública para a nossa cidade. Temos uma preocupação enorme, mas confesso que já me sinto mais confortável e segura. Acreditamos nesse empenho e estamos aqui para somar”, destacou a prefeita.
O secretário de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres), Alfredo Gaspar de Mendonça, também reafirmou o compromisso da implantação da base aérea com a disponibilização de um helicóptero exclusivamente para auxiliar na proteção da população do Agreste e uma série de investimentos na região.
A reunião contou com a presença do secretário municipal de Governo, José Lopes da Silva; procurador de justiça e representante do Ministério Público Estadual (MPE), Geraldo Magela Pirauá; da Defensoria Pública, André Chalub, e de outros representantes do Conselho Municipal de Segurança, que também inclui membros das polícias Civil e Militar.

Balanço

Nos seis meses de gestão, a Defesa Social já enviou motocicletas para o 3º Batalhão e implantou o Regimento de Cavalaria. Para a Polícia Civil, falou do projeto de recuperação das delegacias e instalações desvinculadas das delegacias da Mulher e de Homicídios. Também foi mencionada a construção de uma Casa de Custódia e discutida a possibilidade de manter equipe fixa de peritos na cidade.
O secretário também falou da importância de se fazer uma parceria com a Guarda Municipal auxiliando as polícias.
Após as indagações feitas pelos participantes, Gaspar de Mendonça fez uma explanação sobre a realidade em Arapiraca e reforçou a determinação do governador Renan Filho para assistir à região. “Encontramos uma segurança pública totalmente carente de ajustes e renovação, mas Arapiraca é um projeto imediato do governador. Já começamos a investir e temos outros projetos a serem implementados em breve”, anunciou.
“A cidade, como a região, têm pessoas competentes nas duas instituições e as respostas estão sendo dadas. A prova disso é a redução da criminalidade no município”, completou o secretário.