Brasil

Jovens cientistas de Alagoas participam da 29ª Mostratec

21/10/2014
Jovens cientistas de Alagoas participam da 29ª Mostratec

  Mostratec - 1 - Sidney ScaravonattiJovens cientistas de Alagoas estarão participando da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul. Pesquisas desenvolvidas em três cidades do Estado serão apresentada na 29ª Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), de 28 a 31 de outubro. O evento, que é organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, contará com representantes de 22 países.
O teatro em Millôr Fernandes: o resgate moral através da (in)coerência e do deboche em “liberdade, liberdade”, dos alunos Romário Correia dos Santos e Ana Clara Dias de Santana Araújo, do Instituto Federal de Alagoas, representam a cidade de Palmeira dos Índios, orientados pelos professores Jorge Luis Schutze e Andréa Carla Jacinto dos Santos. De Arapiraca, os estudantes Bárbara Mariana da Silva Rodrigues e Manoel Roberto Leandro de Souza levam ao Rio Grande do Sul a pesquisa Inseticida Natural a Base de Alho (Allium sativum) e Cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) para o Controle de Formigas  Caseiras. Eles estudam na Escola Estadual Professora Izaura Antonia De Lisboa, e são orientados pelas professoras Nadja Maria Alves de Sousa e Karine de Queiroz Martins.
A cidade de Lagoa da Canoa terá dois trabalhos. A Avaliação da Eficácia dos Extratos a Base de Cravo-da-índia ( Syzyguim aromaticum ) e  Limão (Citrus limon) para o Controle Moscas Domésticas (Musca domestica) será apresentado pelos alunos Francisco Henrique Correia de Oliveira e Bruno de Goes Silva, da Escola Estadual Nossa Senhora Da Conceição e orientados pelos professores Nadja Maria Alves de Sousa e Edjames Alves Santos. A Produção de farinha a base do jenipapo (Genipa Americana L.) como suplemento alimentar no tratamento da anemia estará na Mostratec levado pelos estudantes William Vitor Pinheiro dos Santos Melo, Roberto Bezerra Rodrigues e Aline Maria Matias dos Santos. Eles estudam na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição e são orientados pelas professoras Marinalva Pinheiro dos Santos e Nadja Maria Alves de Souza.
A Mostratec, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição da feira serão apresentados 370 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas, de Ensino Médio e Técnico. A Mostratec Júnior contará com outros 112 projetos, de alunos do Ensino Fundamental. No evento também ocorre o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec e o Festival Mostratec de Robótica Educacional.
Os países que estarão na Mostratec 2014 são Brasil, Argentina, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Dinamarca, Egito, Equador, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turquia e Uruguai. A f