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Escola Estadual Remi Lima supera meta do Ideb em Alagoas

15/10/2014
Escola Estadual Remi Lima supera meta do Ideb em Alagoas

Professora Maria Claudinete Alves, com 29 anos de magistério, tornou Escola Estadual Professor Remi Lima, uma referência no ensino ao superar meta do Ideb; abaixo alunos e professora em sala de aula (Fotos: José Demétrio)

Professora Maria Claudinete Alves, com 29 anos de magistério, tornou Escola Estadual Professor Remi Lima, uma referência no ensino ao superar meta do Ideb; abaixo alunos e professora em sala de aula (Fotos: José Demétrio)

  No dia dedicado ao professor, uma unidade de ensino localizada na periferia de Maceió, no bairro do Clima Bom – a Escola Estadual Professor Remi Lima – é uma espécie de ilha de saber. A escola superou os obstáculos, driblou o desinteresse dos alunos e conquistou uma das melhores notas do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) entre as escolas públicas de ensino fundamental de Alagoas.
Em função disso, a escola tornou-se referência para a comunidade daquela região. À frente disso está a professora Maria Claudinete Alves, com 29 anos de magistério. Desde 1984 no serviço público, entrou aos 19 anos de idade por meio de concurso. Ela é gestora da escola  há um ano e teve que lidar com muitas dificuldades para atender a comunidade estudantil. Mesmo assim,  conseguiu superar a meta do Ideb.
“A meta era de quatro pontos, nós obtivemos 4,7 pontos, ou seja, superamos a meta estipulada pela Secretaria Estadual de Educação para as escolas de ensino fundamental”, destaca a diretora.
Claudinete acredita que o “segredo do sucesso” foi o investimento em leitura e interpretação de texto. “O incentivo à leitura melhorou o desempenho dos alunos não só em português, como nas demais disciplinas, principalmente em matemática”, acrescenta a diretora.
“Até então, muitos alunos não sabiam responder as questões de matemática, não porque não tivesse estudado o assunto, mas porque não entendiam corretamente o enunciado. Com o incentivo à leitura, essa dificuldade foi se dissipando”, argumentou a diretora.
O projeto de incentivo à leitura foi implantado nos três turnos da escola, que conta com cerca de 800 alunos do ensino fundamental, incluindo as turmas da noite do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para dar suporte ao projeto, a escola investiu em livros de literatura e melhorou o acervo da sua biblioteca.
“Os alunos pegam os livros emprestados e têm um tempo determinado para devolvê-los. Geralmente são obras de literatura recomendadas pelos professores de português e outras disciplinas”, explicou Claudinete. “O resultado dessa investida foi surpreendente. Contrariando todas as previsões, nossos alunos superaram a meta do Ideb e conquistaram uma posição melhor que seus colegas de outras escolas bem mais estruturadas que a nossa”, completou a educadora.
De acordo com ela, como o Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação), a Escola Remi Lima tem tudo para melhorar o seu desempenho.
“Até porque esse trabalho de incentivo à leitura teve uma receptividade muito grande do nosso alunado e está apenas começando”, destacou a diretora, acrescentando que outros projetos já estão em andamento para aumentar ainda mais o desempenho dos alunos.
Aluno do 7º Ano do Ensino Fundamental, José Lucas da Silva, 16 anos, é um exemplo dessa mudança na Escola Remi Lima. “Eu era muito desatento, não prestava atenção às aulas, não entendia direito as matérias. Agora, a partir das leituras que venho fazendo, tenho compreendido melhor os assuntos e melhorado o meu desempenho nas provas”, afirmou.
Maria Kaline Mirele da Silva, 13 anos, também reconhece que melhorou muito o seu desempenho, quando ampliou as horas dedicadas à leitura, nas tarefas de casa. “Antes a gente só lia o que fazia parte da tarefa, agora a gente está lendo muito mais, com o esse projeto de incentivo à leitura”, observou a aluna do 7º Ano.