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Professora norte-americana visita escolas no interior de Alagoas

13/08/2014
Professora norte-americana visita escolas no interior de Alagoas

Rachel Clarke afirma que sua visita ao Brasil tem como propósito conhecer as boas práticas do sistema educacional brasileiro (Fotos: Valdir Rocha)

Rachel Clarke afirma que sua visita ao Brasil tem como propósito conhecer as boas práticas do sistema educacional brasileiro (Fotos: Valdir Rocha)

Como parte do programa de intercâmbio educacional entre Brasil e Estados Unidos, a professora norte-americana Rachel Clarke conheceu as escolas Manoel Matos, em Santana do Mundaú, e Egídio Barboza, em Palmeira dos Índios. As duas unidades de ensino foram, respectivamente, 1º e 2º lugar na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar em 2013.
O prêmio é uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, e tem o objetivo de premiar e reconhecer experiências exitosas de gestão escolar nas instituições públicas brasileiras.
Em Santana do Mundaú, Clarke foi recepcionada pelo aluno Pedro Lucas, do 9º ano do Ensino Fundamental, que deu as boas-vindas em inglês à visitante. “Eu a cumprimentei, dei as boas vindas e disse que era um prazer recebê-la em nossa escola”, conta Pedro Lucas.
Para a diretora da escola, Quitéria Calado, que, em 2013, viajou aos Estados Unidos para conhecer o sistema de ensino norte-americano, a visita da professora Clarke tem um significado importante pela troca de experiência nos projetos exitosos de gestão.
Quitéria Calado fez a apresentação de projetos desenvolvidos na Escola Estadual Manoel Matos, a exemplo da criação do Dia da Família na Escola, que é realizado três vezes ao ano, de atividades com os pais sobre as perspectivas do futuro dos filhos e do projeto “Família e Escola, de Olho na Aprendizagem de Filhos/Alunos”.
Rachel Clarke afirma que sua visita ao Brasil tem como propósito conhecer as boas práticas do sistema educacional brasileiro e, consequentemente, levar aos Estados Unidos as experiências exitosas aplicadas em Alagoas e outros estados. “O que me chamou mais atenção em Alagoas é o nível de comprometimento, dedicação e envolvimento dos professores nos projetos desenvolvidos em sala de aula”, afirmou.

Salas temáticas – Em Palmeira dos Índios, no povoado Caldeirão, a professora norte-americana conheceu a Escola Estadual Egídio Barboza. Foi recebida por professores e alunos e percorreu as sete salas temáticas, projeto que vem proporcionando interação entre professores, coordenadores e alunos. Os alunos também fizeram diversas apresentações culturais de dança, músicas e artes.
“Muito interessante, com cores vibrantes, um bom nível de organização e de estilo, o que favorece um ambiente de aprendizagem aos alunos”, comentou Raquel Clarke. Na sala temática de inglês, a professora norte-americana se sentiu em casa e pôde dialogar com professores e alunos em seu idioma.
Durante conversa informal com alunos e professores, ela explicou as diferenças entre o modelo de ensino brasileiro e o americano, fez anotações, fotos e afirmou que durante sua passagem pelo Brasil está enviando todos os dados para o seu país, para que possam ser avaliados por seus colegas de trabalho. “Todos os projetos que são desenvolvidos em Alagoas, estou levando para o meu país”, afirmou.
Para a diretora da Escola Egídio Barboza, Cícera Meireles, receber a visita de uma educadora de outro país possibilita a troca de conhecimento entre as culturas das duas nações. “Foi uma excelente oportunidade e podemos mostrar o que nossa comunidade escolar desenvolve em projetos de diversas áreas”, reconhece.