Política

Pronatec favorece inclusão no mercado de trabalho, diz Paulão

15/05/2014
Pronatec  favorece inclusão no mercado de trabalho, diz Paulão

   salu parente1 O deputado Paulão (PT/AL) destacou, no plenário da Câmara, o papel do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na formação de mão de obra qualificada para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Segundo ele, o programa criado em 2011 no âmbito do plano Brasil Sem Miséria tem ajudado a colocar milhares de brasileiros no mercado de trabalho, inclusive em Alagoas, onde esta semana aconteceu a formatura de 1.300 alunos.
“Sem dúvida, o Pronatec é uma das ações de inclusão mais importantes, pois aumenta as chances para as pessoas com vulnerabilidade conseguirem emprego com carteira assinada ”, disse o deputado, acrescentando que para ter acesso aos cursos é preciso ter idade a partir de 16 anos e estar cadastrado ou em processo de ingresso no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Citando dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulão explicou que em Maceió existem mais de 14.300 inscritos no Pronatec. Os cursos mais procurados  são auxiliar administrativo, operador de computador, frentista, camareira e eletricista instalador predial de baixa tensão, oferecidos pelo Senai, Senac, Senat e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Desde que o programa foi criado, há três anos,  em  todo o Estado a população efetuou quase 39 mil matrículas nos 102 municípios. No Brasil, mais de 1,1 milhão de matrículas já foram realizadas, enquanto são oferecidas, ao todo, 570 modalidades de cursos.
“Os cursos são gratuitos e têm duração mínima de 160 horas. O aluno recebe material escolar e didático, além da assistência estudantil, ou seja,  alimentação e transporte”, observou Paulão.

   Bolsa Família

Também no plenário, Paulão ressaltou o papel da ministra Tereza Campello, do MDS, no comando de diversos projetos de sua área de atuação, inclusive o Pronatec, e  parabenizou a presidenta Dilma Rousseff  pelo Brasil Sem Miséria, seus desdobramentos e  outros  programas sociais, como o Bolsa Família. Ele afirmou que o reajuste de 10% dos benefícios do Bolsa Família, que vai vigorar a  partir do próximo mês, continuará ajudando a 36 milhões de brasileiros que serão mantidos fora da situação de extrema pobreza.
O parlamentar do PT salientou que desde o começo do governo de Dilma Rousseff o benefício médio pago pelo Bolsa Família teve aumento real de 44%, o que demonstra os esforços do governo federal a fim de garantir melhores dias para a população pauperizada.