Geral

Matrícula para ingressantes no Ifal Palmeira será de 20/01 a 22/01 (integrados) e nos dias 27/01 e 28/01 (subsequente)

06/01/2020
Matrícula para ingressantes no Ifal Palmeira será de 20/01 a 22/01 (integrados) e nos dias 27/01 e 28/01 (subsequente)

Os aprovados no Exame de Seleção do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios devem estar atentos ao período de matrícula que se aproxima. Para os classificados nos cursos técnicos integrados (Edificações, Eletrotécnica e Informática), o período vai de 20 a 22 de janeiro. Já aqueles aprovados no curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho terão os dias 27 e 28 de janeiro.

As matrículas serão realizadas pela Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) das 8h às 12h e das 13h às 17h para os ingressantes nos cursos integrados. Para aqueles que entrarão pelo subsequente, o horário será das 13h às 19h.

Conforme o Anexo III do edital do Exame de Seleção, a documentação solicitada para todos os classificados, independente do tipo de vaga (ampla concorrência ou cotas), será: a) Original e fotocópia da carteira de identidade; b) Cópia autenticada em cartório do histórico escolar do ensino fundamental concluído (cursos integrados) ou do ensino médio concluído (curso subsequente); Obs: Na ausência do histórico escolar, o candidato deverá apresentar uma Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental (cursos integrados) ou do Ensino Médio (curso subsequente) original e atualizada (até 30 dias de emitida); c) 02 (duas) fotos 3 x 4 – de frente, idênticas e recentes. d) Original e fotocópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física. e) Original e fotocópia do Comprovante de Residência Atualizado. f) Formulário preenchido com a renda familiar e o número de pessoas que moram na mesma residência do candidato (disponibilizados pela própria CRA).

Além da documentação comum a todos os classificados, os candidatos aprovados na modalidade Reserva de Vagas (PPI-1, PPI-2, OE-1 e OE-2) deverão preencher a Declaração Étnico-Racial e apresentar os comprovantes de renda (contracheque, extrato bancário, declarações etc.). Já os classificados como PcD deverão apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência.

Fátima Simone da Conceição, coordenadora de Registro Acadêmico do campus Palmeira, informa que o responsável deve estar munido no dia da matrícula de todas as originais dos documentos e suas fotocópias. Além disso, a depender da cota na qual o candidato se inscreveu este deverá comparecer junto ao seu responsável. “O candidato que passou pela cota PPI-1 deve vir, pois no ato da matrícula assinará a declaração étnico-racial”, informa.

A servidora também alerta que caso o responsável legal não possa vir, seu substituto deve estar munido de uma procuração autenticada em cartório. Fátima ainda lembra que caso o aluno ao se inscrever tenha optado pela cota, mas sua classificação se deu em ampla concorrência, este deverá trazer a documentação da ampla.

É importante ressaltar também que aqueles candidatos aprovados pelas cotas devem trazer uma declaração da escola informando que ele fez do 1º ano ao 9º ano do ensino fundamental (cursos integrados) ou do 1º ao 3º ano do ensino médio (curso subsequente) em escola pública. Sem essa informação não teremos como fazer a matrícula”, conclui.

Durante os dias de matrícula, a CRA funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h para os aprovados nos cursos técnicos integrados, e das 13h às 19h para os aprovados no curso técnico subsequente. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o setor, através do telefone: (082) 2126-6371 ou pelo e-mail: [email protected]