Geral

Arapiraca usa a tecnologia e avança nos cuidados às gestantes e bebês com o programa bem nascer

16/12/2019
Arapiraca usa a tecnologia e avança nos cuidados às gestantes e bebês com o programa bem nascer

A Prefeitura de Arapiraca avança no atendimento às gestantes e adota o Programa Bem Nascer. Uma estratégia inovadora que utiliza a tecnologia, através do envio de mensagens diárias de texto, via celular, para auxiliar nos cuidados das mães e dos bebês.

O projeto piloto já foi implantado, através da Secretaria Municipal de Saúde,  em duas Unidades Básicas, nas comunidades Senador Arnon de Mello e Teotônio Vilela, e deve chegar a todas às gestantes assistidas pelo Município.

Aliado ao pré-natal, a estratégia do programa é acompanhar essas mulheres, que  passam a contar com mais um reforço nos cuidados à saúde, durante todo o período gestacional.  O objetivo do programa é orientar, monitorar e acompanhar as mamães e seus bebês, estabelecendo um vínculo de aproximação e confiança, por meio de conversas interativas e educativas, via mensagens.

Maria Luíza Bezerra, coordenadora de Saúde da Mulher, explica que nesse primeiro momento as usuárias recebem todas as informações sobre o programa. “A proposta é familiarizar sobre o funcionamento do Bem Nascer. E, além de orientar, monitorar a saúde da mãe e do bebê, prevenindo problemas e atuando  na redução da mortalidade materna e infantil”, destacou.

Em fase de implantação, o Bem Nascer já está sendo testado pelas gestantes e profissionais das unidades inseridas no projeto piloto. A novidade está agradando as usuárias, que já enxergam os benefícios desse acompanhamento personalizado.

Maria Niedja dos Santos é uma das usuárias cadastradas no programa. Ela já está recebendo as mensagens, que são gratuitas. “As minhas gestações são de risco. Em duas gestações anteriores os meus bebês nasceram de oito meses e precisei ficar internada em Maceió. Eu sei como é importante tirar todas as dúvidas  e receber as orientações corretas para uma gravidez saudável, principalmente para as mães de primeira viagem, quem não têm experiência. O que o prefeito e sua equipe estão fazendo para nós gestantes é de um valor imenso, uma atenção a mais que estamos recebendo”, afirmou a gestante.

Inovação

Sobre o  Bem Nascer, o prefeito Rogério Teófilo ressalta que é mais um avanço da saúde municipal em benefício da população. E destaca os demais programas inovadores que contribuem para o processo de modernização da Atenção Básica em Arapiraca.

Entre eles, o Saúde na Hora, que amplia o horário de atendimento à população, em unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, sem intervalo;  O maior programa de consultas especializadas e exames médicos do Município, o CRIA Mais Perto de Você, que está sendo levado a todos os bairros e comunidades rurais do Município, reduzindo e, em muitos casos, zerando às filas de espera; Além disso, a população já conta com o reforço no atendimento nos Centros de Saúde, que abrem aos sábados. Sendo ainda 5º Centro com funcionamento também aos domingos.

“A partir dessa dinâmica de trabalho, com base na humanização, vivemos um novo momento  em Arapiraca. Mas tudo isso está sendo possível com planejamento, esforço para a captação de recursos financeiros e parcerias”, ressalta o prefeito Rogério Teófilo.