Geral

Museu Zezito Guedes e Escola de Artes completam 10 anos com programação especial

23/10/2019
Museu Zezito Guedes e Escola de Artes completam 10 anos com programação especial

Museu Zezito Guedes

Às vésperas do aniversário de 95 anos de Arapiraca, o Museu Zezito Guedes e a Escola de Artes completam 10 anos, no dia 29 de outubro. E para comemorar, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, vai realizar uma programação especial e que vai contar com a presença do Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, José Gomes Pereira, conhecido como Zezito Guedes.

O escultor, poeta, folclorista e mestre da cultura popular Zezito, que completou 83 anos em 2019, será homenageado com um busto que ficará no Museu ao qual dá nome. O Museu Zezito Guedes guarda um grande acervo com objetos, fotos e obras do patrono, além de um rico material sobre a história de Arapiraca.

As comemorações de aniversário vão começar a partir das 8h, no dia 25, próxima sexta-feira, com a abertura da exposição de arte conceitual intitulada “As faces de Thony Silva” com autorretratos do Artista Plástico.

A partir das 15h, o Grupo Crocheteiras & Cia vai realizar uma oficina gratuita de confecção de “Polvinhos do Amor”. Os polvinhos confeccionados serão doados para os bebês prematuros nos hospitais do município. A oficina é gratuita. Para participar, basta levar os materiais: agulha e linha de crochê em cores de tom pastel.

Para encerrar a programação, a partir 17h haverá um concerto realizado pela Banda de Música do 3º Batalhão de Polícia Militar, Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial de Arapiraca.
Na terça-feira, dia 29, dia do aniversário, a festa começa às 8h, com apresentação artística de cerca de 35 alunos das turmas de teclado, violão e canto da escola de artes, Performance do Poeta Laércio Moreno e apresentação da Banda Marcial da Escola Hugo Lima.

Haverá também a aposição da placa comemorativa pelo aniversário do Museu e descerramento do Busto, confeccionado pelo Artista Plástico Thony Silva em Homenagem a Zezito Guedes.

Mestre da Cultura Popular, Zezito Guedes

Natural da Paraíba, José Gomes Pereira recebeu o nome “Zezito Guedes” do escritor Ariano Suassuna, na década de 70. Apaixonado por Arapiraca, publicou os livros “Arapiraca Através do Tempo” e “Cantigas das Destaladeiras de Fumo”, tendo também diversos trabalhos publicados pela Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco.
Em 2013, ele recebeu o registro de Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O Museu Zezito Guedes, fica no prédio da antiga prefeitura, na Praça Luiz Pereira Lima, Centro de Arapiraca. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h / das 13h30 às 17h30 / das 19h às 22h.