Geral

Pesquisa do Ifal Palmeira sobre nível de ruído em ambiente hospitalar é apresentada em SP

23/08/2019
Pesquisa do Ifal Palmeira sobre nível de ruído em ambiente hospitalar é apresentada em SP

A pesquisa que avalia o nível de ruído para fins de conforto no ambiente hospitalar foi aprovada e apresentada durante o 13º Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional, realizado na cidade de São Paulo, entre os dias 19 e 21 de agosto. O artigo desenvolvido é fruto do projeto de pesquisa feito pelas alunas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, de Segurança do Trabalho: Deise Alves e Fernanda Braz; sob a orientação da professora Magda Correia e coorientação da professora, Jullyana Souza.

De acordo com Jullyana, a pesquisa foi desenvolvida no Hospital Regional Santa Rita, localizado em Palmeira dos Índios, e teve como objetivo realizar medições de pressão sonora neste ambiente. “Para isso, utilizamos como base os limites estabelecidos pela Norma Brasileira (NBR) 10.152/17 e, em seguida, avaliamos se os resultados encontrados estão de acordo com a legislação vigente para fins de conforto acústico e, ao final, comparamos com outro estudo similar para averiguação das divergências e/ou tendências entre hospitais distintos”, explica.

As estudantes Deise Alves e Fernanda Braz tiveram a chance de participar e apresentar o trabalho em um renomado evento científico na área de Higiene Ocupacional. Para elas, a experiência veio para contribuir ainda mais com a sua futura formação como técnica em Segurança do Trabalho. “O Ifal nos proporciona experiências bem diferentes da realidade de outros colégios da região. Sair da nossa realidade em direção à maior metrópole do Brasil para representar nosso campus e participar deste congresso é algo inigualável”, diz Deise.

Fernanda acrescenta que a oportunidade foi de compartilhar e adquirir conhecimentos com estudiosos da área. “Ficamos extremamente felizes pela aprovação do nosso projeto e por termos conseguido participar deste evento científico. Aproveitamos cada momento e experiência com profissionais tão conceituados de várias áreas, em prol da melhoria da saúde e segurança dos trabalhadores”.

Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional é realizado anualmente pela Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO), tendo a participação e apoio das principais instituições ligadas à saúde à Segurança do Trabalho no país. O tema deste ano foi “Novas Fronteiras para a Higiene Ocupacional aos 25 anos da ABHO e do Programa de Prevenção de Riscos”

Submeter um trabalho e ter a aprovação do mesmo consolida o êxito no desenvolvimento da pesquisa, gerando resultados relevantes para a comunidade científica e asociedade em geral”, ressalta Magda, professora e orientadora da pesquisa. Segundo a docente, por ser um projeto desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), em 2018, e ter duração de um ano, todas as etapas dele já foram finalizadas.

Todas as fases foram concluídas, e esta apresentação no mais importante congresso brasileiro de Higiene Ocupacional vem como resultado satisfatório da nossa pesquisa. O artigo ainda pode ser publicado em revista própria deste evento”, finaliza Magda.