Cidades

Palmeira comemora a Emancipação com boas perspectivas em seu futuro

20/08/2018
Palmeira comemora a Emancipação com boas perspectivas em seu futuro
Q
Palmeira dos Índios completa 129 anos de Emancipação

Foram necessários 129 anos como município autônomo para que Palmeira dos Índios ganhasse um porte razoável e que voltasse finalmente a ter respeito dos seus munícipes. Parece mentira uma coisa dessa mas todos os palmeirenses sabem que isto é uma verdade e daquelas que envergonham.

Qual é a razão disso?

Há muitos modos de explicar e poucos de convencer mas o começo pode estar no modo como a cidade foi governada no passado. Mesmo com os novos tempos criados para o município por meio da nova Constituição do país, os governos demoram a realizar as potencialidades criadas nas leis e nos programas federais porque preferem manter os municípios como currais eleitorais. Mas agora essa vertente fisiológica parece que mudou.

Com a nova gestão, a cargo do prefeito Julio Cezar (PSB), o dever de casa começou a ser feito,  retirando o município do CAUC e as parcerias devidas começaram a aparecer de diversas matizes, com as obras oriundas de recursos federais seguindo um cronograma e não ficando abandonadas e esquecidas pela cidade.

Os políticos começaram a apostar mais em Palmeira dos Índios e a brigarem por espaços no eleitorado porque nasceu uma nova liderança comprometida com as causas sociais.

E o trabalho realizado até aqui é mostra simples de que a associação ‘gestão e povo’ devem ser mantidas sempre. Medidas simples já mostram a diferença na gestão: a repactuação de contratos realizados de forma desordenada e onerosa para o município gerando economia de forma direta aos cofres públicos; o pagamento da folha salarial no mês trabalhado; a reposição de lâmpadas de led na cidade que vivia às escuras; a luta contra a falta d’água (conseguiu em parceria com Renan Filho vários poços artesianos para a zona rural); o incentivo para grandes empresas se instalarem no município a exemplo do Unicompra e Casas Bahia; a oferta de mais de 50 mil metros quadrados de terreno para outras empresas que queiram investir na cidade; o resgate da Cultura e do turismo com a realização de um carnaval muito animado; na Páscoa, o apoio à Encenação da Paixão de Cristo com atores locais, a festa de São João e a Flipalmeira, inesquecível para muitos.

Além disso, a luta pela recuperação de muitos equipamentos da prefeitura que estavam sucateados (e que ainda estão em fase de retomada) e a reforma dos postos de saúde, das escolas e conserto dos ônibus para transporte dos estudantes.

Muitas ações pontuais também são relevantes e que seriam difíceis enumerá-las aqui neste espaço pelo volume realizado.

Mas nem tudo são flores ainda. Na Saúde, o gargalo governo de Julio Cezar – uma herança terrível – aos poucos está sendo colocada em ordem, inclusive com o anúncio do aporte financeiro para melhor atendimento no Hospital Santa Rita.

Na infraestrutura o prefeito Julio Cezar conseguiu retomar os projetos abandonados na gestão passada – um total de 23, segundo informações do secretário João Lessa, como a reurbanização do entorno do Cristo do Goití e a revitalização da Praça da Independência e Estação Ferroviária.

Renan  Filho e Julio Cezar parceria por Palmeira

Renan Filho e Julio Cezar parceria por Palmeira

Nesta segunda-feira, no encerramento da semana em comemoração aos 129 anos de Emancipação do Município, o prefeito Júlio Cezar e o governador Renan Filho, acompanhados do senador Renan Calheiros, assinarão várias Ordens de Serviços que irão beneficiar diversas comunidades de Palmeira dos Índios. Entre elas, o investimento de R$ 5 milhões para a realização de drenagem e pavimentação de 29 ruas da cidade.

De acordo com o senador Renan Calheiros, apesar da crise, chegou a vez de Palmeira dos Índios ser beneficiada com investimentos que vão acelerar o desenvolvimento do município. “Este momento é importante e fundamental para o desenvolvimento de Palmeira dos Índios e, consequentemente, de Alagoas.

O Brasil vive problemas difíceis e os municípios também, mas Alagoas tem resistido e o governador

Renan Filho tem conseguido reservar financiamento em todas as áreas. Agora, chegou a vez de a gente afunilar isso para garantir o desenvolvimento desta cidade. É um prazer estar aqui com o prefeito Júlio Cezar e com toda a população”, afirmou o senador.

O governador Renan Filho ressaltou pela ocasião da Emancipação política do município que “Palmeira dos Índios tem papel importantíssimo para Alagoas em todas as suas vertentes.

Quando Palmeira dos Índios cresce, Alagoas avança junto. A cidade é uma das principais da região Agreste, onde já investimos muito em infraestrutura, educação, saúde, segurança e vamos fazer ainda mais. Estamos empenhados em fomentar o desenvolvimento da cidade e seguiremos unidos no propósito de fazer o município economicamente mais forte, beneficiando toda a sua gente guerreira. Parabéns, Palmeira dos Índios pelos seus 129 anos de emancipação política. Saudemos a terra dos xucurus-kariris!”

Já o prefeito Júlio Cezar destacou que um governo não se faz sozinho e que as parcerias com os governos estadual e federal somam forças para o desenvolvimento de Palmeira dos Índios.

“Quero agradecer ao governador Renan Filho, que sempre esteve à disposição para nos receber e atender as nossas demandas, assim como o senador Renan Calheiros e tantos parceiros dos governos estadual e federal”, finalizou o prefeito.

Com tantas boas notícias será que Palmeira dos Índios não conseguirá sair da humilhante posição em que se encontrava? Quem sabe não comece agora o fim das trevas?

Por isso o principal sentimento que todo palmeirense deve desejar agora é o de agradecimento e de torcer para que a boa fase perdure por muitos e muitos anos.