Geral

Prefeitura de Palmeira cumpre determinação do MPT para a área da Saúde

25/07/2018
Prefeitura de Palmeira cumpre determinação do MPT para a área da Saúde

075d9f74-4a2c-4938-8f39-253cef005cde

A secretária de Saúde de Palmeira dos Índios Kátia Born e o engenheiro da prefeitura José Marcelo participaram hoje (25) de uma reunião com a juíza do Trabalho Carolina Bertrand para atender a recomendação das resoluções sanitárias e questões que envolvem a insalubridade das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Em 30 dias, a Secretaria de Saúde deverá apresentar ao Ministério Público do Trabalho (MPT) um relatório de funcionamento de todas as UBS da cidade.

De acordo com a secretária Kátia Born, das 22 Unidades, 13 já receberam ações de melhorias na infraestrutura. “Não é nada agradável termos Unidades com paredes mofadas, goteiras e com falta de estrutura para atender à população e, também, para o profissional trabalhar. Já recuperamos 13 Unidades e temos recurso em conta para melhorar as que faltam. Estamos com a nossa equipe técnica trabalhando há seis meses e, agora, o prefeito Júlio pediu celeridade nos trabalhos, disponibilizou mais recursos e a gente acredita que, nos próximos três meses, todas as Unidades estarão em condições salubres para atendimento”, afirmou a secretária Kátia Born.

O engenheiro responsável pelo plano de trabalho implantado pela SMS José Marcelo, disse que foi preciso um replanejamento das ações para atender a nova determinação da Secretaria e do prefeito Júlio Cezar. “Desta forma, fizemos um replanejamento com essa nova determinação para que, no prazo estipulado, nós possamos entregar essas Unidades com os padrões exigidos pelo Ministério do Trabalho. Tudo o que foi pedido pela secretária Kátia e pelo prefeito Júlio Cezar será cumprido”, garantiu o engenheiro.

Em uma reunião com técnicos da SMS e da Secretaria de Infraestrutura, o prefeito Júlio Cezar ressaltou que a recuperação das Unidades Básicas de Saúde de Palmeira é uma das prioridades do governo. “No início do governo encontramos as Unidades de Saúde sucateadas, sem equipamentos, a maioria com a estrutura física danificada e, algumas, com a energia elétrica cortada. Aos poucos, vamos colocando as coisas no lugar e estruturando as Unidades, pois a população e os nossos funcionários merecem respeito. Estamos atendendo à solicitação da juíza Carolina Bertand e do Ministério Público do Trabalho e, em breve, todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão em plenas condições de atendimento, além de outras que iremos construir e ampliar”, completou o prefeito Júlio.