Geral

Vigilância Sanitária alerta para compra de pescados durante a Semana Santa, em Palmeira

26/03/2018
Vigilância Sanitária alerta para compra de pescados durante a Semana Santa, em Palmeira
É preciso alguns cuidados como reparar na pele, pois o peixe bom tem a pele brilhante.

É preciso alguns cuidados como reparar na pele, pois o peixe bom tem a pele brilhante.

Faltam poucos dias para a Páscoa, e junto com ela as refeições com muito coco e pescados. Mas é preciso alguns cuidados para garantir uma boa compra de peixe. A Vigilância Sanitária de Palmeira dos Índios (VISA) orienta a população para os cuidados na hora de comprar o principal item da lista: o peixe.

É preciso alguns cuidados como reparar na pele, pois o peixe bom tem a pele brilhante. Verificar se as escamas estão bem firmes no corpo do peixe. Se puxar uma delas e soltar com facilidade, é um indício de que se deve buscar por outro pescado. Olhos brilhando: Assim como a pele, os olhos devem estar brilhando com cores vivas.

 Reparar também se as brânquias estão vermelhas, aquela parte localizada no fim da cabeça, que deve estar o mais avermelhada possível. Musculatura firme é uma característica de peixe fresco. “Apertando a barriga, o dedo pode até fazer uma marca, mas ela deve sumir em pouco tempo. Caso a pele não volte ao normal, também é aconselhável procurar outro peixe. E por último, o cheiro: peixes têm cheiro forte, mas não é igual em todos. Os bons cheiram à maresia”, disse o coordenador da VISA Fabiano Morais.

 Outros itens também merecem atenção, como o coco e o camarão. Para escolher um bom coco seco há uma dica: bater na casca com o cabo de uma faca ou com uma moeda. Se o som do coco for oco, possivelmente não estará bom para o consumo. Caso contrário, se o som for agudo, é sinal que a fruta está fresca. Já o camarão deve ter aspecto e cheiro fresco e suave, com cascas brilhantes. A casca deve estar presa ao corpo. Quando a casca começa a soltar do seu corpo é sinal que o camarão está deixando de ser fresco. Se for comprar congelado, procurar comprá-lo com casca, pois parte de seu sabor se perde quando é congelado sem casca. Além disso, na hora de comprar camarões congelados, apalpe a embalagem para ver se estão sólidos.

 A VISA estará atuante durante toda a semana, inspecionando as feiras de pescados em Palmeira dos Índios, a fim de garantir a qualidade das compras da Semana Santa. Além disso, a VISA também inspecionará a venda de alimentos e bebidas no Alto da Serra do Goití, onde haverá a encenação da Paixão de Cristo.