Geral

Governo homenageia obra do pesquisador Luiz Sávio de Almeida

27/09/2017
Governo homenageia obra do pesquisador Luiz Sávio de Almeida
Bate-papo reforçou a relevância da contribuição de Sávio de Almeida ao Estado (Fotos: Ascom/Seplag)

Bate-papo reforçou a relevância da contribuição de Sávio de Almeida ao Estado (Fotos: Ascom/Seplag)

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), homenageou, nesta terça-feira (26), o pesquisador e ex-servidor público Luiz Sávio de Almeida, que dá nome à biblioteca da pasta. Mediado pelo professor Amaro Hélio Leite, doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o encontro foi além e relembrou um pouco da vida e obra do alagoano.

De acordo com a supervisora da biblioteca, Gorileide Pereira, momentos como esse reforçam a importância da manutenção dos trabalhos e obras que estão disponíveis na biblioteca e que representam boa parte da memória e da identidade alagoana.

“Nosso papel é fortalecer o conhecimento, seja por meio de bate-papos como esse, seja por meio do estímulo à leitura e à pesquisa”, afirma a servidora que, na ocasião, homenageou o professor com uma placa que faz referência à importância da trajetória do alagoano.

Para a secretária executiva de Gestão Interna da Seplag, Cristina Farias, é cada vez mais imprescindível fomentar discussões que agreguem conhecimento e que estimulem a ocupação de espaços como a Biblioteca Professor Luiz Sávio de Almeida.

“Falar da biblioteca tem uma importância singular; ela é fruto de um trabalho feito com muito esforço, nas mãos de uma equipe muito comprometida, e o professor Luiz Sávio nos deu a honra de estar aqui conosco, desenvolvendo um trabalho por um bom período de tempo, estimulando o servidor. Estamos numa crescente e esse encontro só reforça o comprometimento que alimentamos diariamente”, pontua Farias.

Relevância

Apaixonado pelo trabalho do pesquisador Luiz Sávio, o professor Amaro Hélio Leite foi convidado da pasta para mediar o bate-papo e reforçar a relevância da contribuição que o amigo vem trazendo para o Estado.

“É importante partilhar esse tipo de momento com uma pessoa que tem uma história de vida como poucos em Alagoas, um sujeito que é um exemplo, porque faz uma reflexão acadêmica, intelectual, mas antes de tudo, vive a sociedade alagoana. Estar com o professor Sávio é ter a oportunidade de ver esse Estado sob uma outra perspectiva”, explica Amaro.

Segundo o homenageado do dia, o professor Luiz Sávio de Almeida, o momento refletiu a busca da cidadania, que perpassa pelo diálogo com o outro e pelo fortalecimento da identidade alagoana.

“Se a gente aprende a escutar, a gente descobre que tem muito a aprender também, e é por isso que diálogos como esse são indispensáveis. É preciso ter conhecimento, mas é preciso, antes de tudo, ser gente. Eu me proponho a estar em diálogo, essa é a minha função. Receber essa homenagem é uma demonstração de carinho, é sempre bom saber que a nossa vida interessa a outras pessoas também”, afirma o professor.