Cidades

Professores de Arapiraca vão ao Centro Administrativo da Prefeitura nesta quarta-feira (24)

23/05/2017
Professores de Arapiraca vão ao Centro Administrativo da Prefeitura nesta quarta-feira (24)

Os trabalhadores da Educação em Arapiraca, em greve desde o último dia 9, irão ao Centro Administrativo do Município, no bairro Santa Edwiges, na manhã desta quarta-feira (24). A decisão foi tomada hoje durante reunião das lideranças na sede do Núcleo Regional do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal).

Durante a reunião, a liderança do movimento definiu ainda que, antes da mobilização no Centro Administrativo, a categoria irá se reunir em assembleia, a partir das 8 horas, na Escola Hugo José Camelo Lima, localizada no Centro da cidade. “Não é invasão. É mais uma mobilização da nossa categoria”, frisou o presidente do Núcleo Arapiraca do Sinteal, professor André Luis da Silva.

O sindicalista relatou ao Arapiraca News que a greve já tem adesão de 80% da categoria que ainda aguarda algum tipo de posicionamento da Prefeitura Municipal, o que não acontece desde fevereiro quando as negociações foram iniciadas. “A prefeitura não tem proposta. Sabemos que ela tem condições demais de dar esse reajuste aos trabalhadores da Educação”, salientou.

A categoria reivindica 7,64% de reposição referente ao piso nacional de Educação. Além disso, os profissionais reclamam que a Prefeitura ainda não se manifestou sobre um pedido feito pela Câmara Municipal, a respeito da situação das escolas públicas. Outra reivindicação trata da merenda escolar que, segundo eles, falta nas escolas municipais, além de pessoal, como professores e assistentes de apoio.

Outro ponto pleiteado pelos trabalhadores envolve a segurança. “Boa parte dos prédios das escolas têm problemas sérios em suas estruturas. E isso representa um perigo para nossos alunos e nossos profissionais. A Prefeitura não pode continuar no silêncio. Somos servidores públicos e merecemos o devido respeito”, destacou, ao lembrar que o prefeito Rogério Teófilo também é professor e servidor público pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

CONVERSA COM PARLAMENTARES

Na manhã desta segunda-feira (23), dezenas de trabalhadores da educação municipal compareceram à Câmara Municipal, onde aconteceu uma audiência pública sobre a situação do abastecimento de água que contou com as presenças de quatro deputados estaduais e 11 vereadores.

O movimento dos grevistas ficou visível também por faixas com pedidos ao prefeito Rogério Teófilo. “Pela valorização dos profissionais da Educação. Sr. Prefeito conceda nosso reajuste salarial de 7,64%”, foi um deles.

O deputado Rodrigo Cunha (PSDB), que presidiu a audiência pública, destacou numa das falas, a presença dos trabalhadores, mas pediu “compreensão” dos mesmos para a pauta que não envolvia diretamente a causa dos grevistas. “Porém, estou disponível para ouvir vocês em outro momento”, resumiu. Os trabalhadores presentes continuaram em silêncio até o encerramento da audiência pública.

O presidente do Núcleo Regional do Sinteal em Arapiraca frisou que, após a audiência pública, alguns deputados e vereadores ouviram informalmente a categoria e se comprometeram em tentar agendar uma primeira reunião da categoria com o prefeito.