Geral

Em Brasília, Renan Filho busca mais investimentos para Saúde

18/11/2016
Em Brasília, Renan Filho busca mais investimentos para Saúde
enan Filho explicou a importância do ministro em conhecer Plano de Regionalização da Saúde. Fotos: André Coelho

enan Filho explicou a importância do ministro em conhecer Plano de Regionalização da Saúde. Fotos: André Coelho

Com o objetivo de levar cada vez mais qualidade de vida à população de Alagoas, o governador Renan Filho reuniu-se, nesta quinta-feira (17), com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para solicitar recursos que garantam a ampliação do pronto atendimento em saúde pública no Estado, ou seja, o governador alagoano buscou a habilitação de mais UPAs para melhor atender o cidadão que verdadeiramente precisa do atendimento do Sistema Único de Saúde. A maior oferta de leitos para o Estado também entrou em pauta, como a melhor estruturação dos hospitais regionais.

O governador convidou o ministro para visitar as obras de construção da Maternidade de Risco Habitual de Maceió (no bairro do Poço) e o informou que na próxima semana será publicada a licitação para a construção do Hospital da Mulher (no Tabuleiro do Martins) – o financiamento deste hospital é o maior investimento de todos os tempos na saúde pública do estado.

Renan Filho salientou que seria de suma importância que o ministro também conhecesse o Plano de Regionalização da Saúde de Alagoas, que além de envolver novos investimentos na área, garante a adequação dos hospitais já existentes a uma nova estratégia: de atender ao cidadão, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), mais próximo de onde ele mora.

“Com a ida do ministro ao nosso estado, quero firmar este compromisso publicamente com a sociedade”, afirmou o governador.

Segundo o ministro, a visita será agendada até o final do ano. “Muito nos interessa este Plano de Regionalização, já que a nossa política é colocar o serviço cada vez mais perto do usuário”, frisou Ricardo Barros.

O governador aproveitou a reunião para tratar de outro assunto importante: a habilitação de duas UPAs.

“Quando assumi o cargo, havia cinco unidades fechadas em Alagoas e eu fiz questão de abri-las novamente. No entanto, duas ainda faltavam ser habilitadas pela União e, agora, o ministro se comprometeu em garantir o financiamento delas – primeiro a habilitação e, no mês seguinte, a qualificação”, comemora Renan Filho.

Com o Plano de Regionalização, os municípios de Viçosa, União dos Palmares, Porto Calvo e Delmiro Gouveia também receberão a ampliação no número de leitos em seus hospitais regionais.