Geral

Abertura do Fórum Mestre Zumba conta com oficinas e exposições

14/11/2016
Abertura do Fórum Mestre Zumba conta com oficinas e exposições
Pintura Boi Bumbá de Mestre Zumba, trabalho da 1ª Oficina de Pintura coordenada pelo Profº José Acioli Filho. Divulgação

Pintura Boi Bumbá de Mestre Zumba, trabalho da 1ª Oficina de Pintura coordenada pelo Profº José Acioli Filho. Divulgação

A quarta edição do Fórum Mestre Zumba começa nesta segunda-feira (14). Com o tema Pensamentos afro-ameríndios, o evento acontecerá no Centro de Belas Artes de Alagoas, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), nos dias 14, 16, 17 e 18 de novembro.

A abertura do evento será realizada às 15h, no Museu Théo Brandão, com a apresentação do Corufal e abertura da exposição Alegrias alagoanas, com fotografias da professora Nadir Nóbrega e da fotógrafa Jéssica Conceição. A exposição também terá figurinos e bonecos de pano, inspirados na obra de mestre Zumba.

Também haverá apresentação de performances artísticas com a participação da Zambak Cia de Dança Tribal e coreografias dos alunos de Dança da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Nos dias 16 e 17, palestras e mesa-redonda farão parte da programação que começa às 8h, no MTB, com as temáticas: Pesquisas em línguas indígenas, Mestre Zumba: uma realidade, Artes e educação étnica racial, Saberes de mulheres e Pesquisas e pedagogias culturais.

A partir das 15h30, o Cenarte recebe as oficinas de dança Tradição corporal de matriz africana, com Edu Passos e Corpos em festa: memória e inovação, com Laís Bernardes Monteiro e Matheus Henrique da Silva. Além das aulas de dança, haverá a oficina Tradição Abayomi, com Maria José Santos Dias, sobre confecção de bonecas de pano.

Na sexta-feira (18), último dia do Fórum, a programação começa às 9h, no Cenarte, com as oficinas de dança Contemporaneidade de matriz africana, facilitada por Ana Carla Moraes, e Tessituras poéticas do corpo, com a equipe do Laboratório de Arte Educação, da UFRJ.

A programação da tarde e noite de sexta-feira vai acontecer no MTB, a partir das 13h30, com a oficina Etnografia fotográfica de espetáculo: noções básicas, facilitada por Jéssica Conceição. O encerramento do evento será às 19h, com a participação da cantora Mel Nascimento, que vai apresentar o show Um bando de samba. O grupo de samba de roda Posú Betá irá fazer a abertura do show da cantora.

O evento é uma realização do curso de Dança Licenciatura/Ufal e do MTB, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o ETA, o curso de Teatro/Ufal, o Ilê Nifé Omi Omo Possú Betá e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). A entrada é gratuita.

Confira a programação completa no link http://bit.ly/2ga3znX Mais informações pelos telefones 3214-1711 ou 3214-1716.