Geral

Oficina sobre violência interpessoal e autoprovocada é promovida pela Sesau

20/09/2016
Oficina sobre violência interpessoal e autoprovocada é promovida pela Sesau
Debate sobre Violência Interpessoal foi promovido pela Sesau nesta terça-feira (20)  Carla Cleto

Debate sobre Violência Interpessoal foi promovido pela Sesau nesta terça-feira (20) Carla Cleto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu nesta terça-feira (20) uma Oficina sobre Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada e Intoxicação Exógena. O evento foi realizado no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Maceió, e reuniu coordenadores da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária de 45 municípios.

De acordo com a gerente de Vigilância e Controle das Doenças não Transmissíveis, Rita Murta, a capacitação teve o propósito de sensibilizar os coordenadores sobre a importância da notificação correta dos casos de violência.

“As unidades de saúde que atuam na Atenção Básica devem fazer a notificação de casos de violência. E essas informações são essenciais para o controle e investigação dos casos, além de auxiliar na construção de políticas públicas mais eficazes”, explicou a gerente.

Rita Murta ressaltou que a seleção dos 45 municípios escolhidos para participar da oficina partiu da análise de uma série histórica dos últimos oito anos. “São cidades que registraram pouca ou nenhuma notificação nesse período. Por isso decidimos realizar a capacitação para que os técnicos estejam preparados para fazer a notificação dos casos”, destacou.

Dados da violência

De acordo com informações da Gerência de Vigilância e Controle das Doenças não Transmissíveis da Sesau, em Alagoas foram registradas 19.440 notificações de violência no período de 2008 a 2016, sendo 7.835 em Maceió e 7.506 em Arapiraca.

“Esses dados são referentes à violência doméstica, sexual, autoprovocada, tráfico de pessoas, trabalho escravo, intervenção legal e trabalho infantil”, explicou Rita Murta.