Geral

Trump admite que escolheu vice para unificar partido

17/07/2016
Trump admite que escolheu vice para unificar partido

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou neste sábado (16) seu primeiro compromisso de campanha ao lado do escolhido para formar sua chapa, o governador de Indiana, Mike Pence.

O evento ocorreu em Nova York, cidade natal do magnata, que reconheceu que sua opção por Pence tem como objetivo reunificar o Partido Republicano, após ele ter conquistado boa parte do eleitorado norte-americano com duras críticas ao establishment conservador.

“Devo ser honesto: uma das razões pela qual escolhi Pence é a unidade do partido”, declarou Trump, antes de fazer a ressalva de que continua sendo um “outsider” contra os políticos tradicionais. Aos 57 anos, o governador de Indiana está no cargo desde 2013 e tem bom trânsito entre as lideranças republicanas e no movimento Tea Party, ainda cético quanto às credenciais conservadoras do bilionário.

Sua experiência acabou pesando mais que algumas discordâncias que tivera com Trump, como suas críticas à proposta do magnata para proibir a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos e seu apoio a acordos de livre-comércio, alvo frequente do presidenciável.

“Mike Pence é uma pessoa muito boa, de caráter e honesta. Admiro o trabalho que ele fez em Indiana como governador e o modo resoluto como luta pelas pessoas”, afirmou Trump. Por sua vez, o governador disse que o companheiro de chapa “compreende as frustrações e as esperanças dos americanos como ninguém desde os tempos de Ronald Reagan”.

Pence se apresentou ao país como “cristão, conservador e republicano, nesta ordem”, e contou que uma de suas razões para concorrer ao cargo de vice-presidente é impedir que a democrata Hillary Clinton assuma a Casa Branca. (ANSA)

Tags: