Geral

“Ação nas grotas de Maceió beneficia moradores mais vulneráveis”, diz Pinaud

10/06/2016
“Ação nas grotas de Maceió beneficia moradores mais vulneráveis”, diz Pinaud
Ações do Pequenas Obras, Grandes Mudanças vão mudar a vida dos moradores mais vulneráveis das grotas de Maceió (Foto: Ascom/Seades)

Ações do Pequenas Obras, Grandes Mudanças vão mudar a vida dos moradores mais vulneráveis das grotas de Maceió (Foto: Ascom/Seades)

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, destacou, nesta quinta-feira (9), a importância das ações do Governo do Estado nas grotas da periferia de Maceió, dentro do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças. Pinaud compareceu à assinatura da ordem de serviço para construção de uma escadaria drenante, pontilhões e passeios públicos na Grota da Iraci, localizada no bairro Benedito Bentes II.

“Essas obras vão mudar a vida dos moradores mais vulneráveis das grotas de Maceió. São idosos e pessoas com deficiência que não tinham condições de se locomover e que agora vão voltar a circular pela comunidade. Esse é um avanço social muito grande, decorrente da força de vontade do governador Renan Filho”, disse o secretário do Desenvolvimento Social.

 

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) participa dos eventos que envolvem as assinaturas das ordens de serviço do Pequenas Obras Grandes Mudanças, levando orientações sobre os programas sociais articulados pela pasta e buscando pessoas com perfil para ingresso no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“O BPC garante um salário mínimo mensal para pessoas com deficiência, incapacitadas para a vida independente, e idosos com mais de 65 anos, com renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo. Nos dados da Busca Ativa do BPC identificamos quase três mil pessoas com o perfil do benefício, mas que não estão incluídos por algum motivo. Muitas dessas pessoas estão nas grotas e, com as ações nessas comunidades, temos a oportunidade de buscá-las em suas residências”, explicou Pinaud, lembrando que, em Maceió, a Busca Ativa pode gerar um aumento de até R$ 31,5 milhões no repasse anual do BPC para o município.

Nos próximos dias, a Seades começa a levar as ações da Busca Ativa para o interior do Estado, a partir do programa Alagoas Social, que vai percorrer os principais municípios de cada região para levar orientações e ampliar o número de beneficiários dos programas sociais executados em Alagoas.

“São mais de 21 mil pessoas que podem ingressar no BPC em todo o Estado. Isso representa um aumento de mais de R$ 230 milhões por ano nos repasses. Isso significa um aumento na circulação de renda do comércio, do setor de serviços e da economia dos municípios de forma geral. No Alagoas Social, também vamos fortalecer as relações com as secretarias municipais de Assistência Social e atualizar as informações do Cadastro Único”, disse o secretário Antônio Pinaud.