Geral

Comunidades quilombolas participarão de ações do Governo Presente

05/05/2016
Comunidades quilombolas participarão de ações do Governo Presente
Iteral busca fortalecer a cultura dos povos tradicionais e promover a sua integração com a sociedade  (Nando Magalhães)

Iteral busca fortalecer a cultura dos povos tradicionais e promover a sua integração com a sociedade
(Nando Magalhães)

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e a Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil levará comunidades quilombolas, localizadas na região Norte do Estado, para participar das ações do Governo Presente, que acontecerá nesta sexta-feira (6) e sábado (7), nos municípios de São Luís do Quitunde, Jacuípe, Matriz do Camaragibe e Porto Calvo.

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, afirma que a participação dos quilombolas no Governo Presente é para viabilizar a interação dos povos tradicionais com a sociedade em geral.

“É compromisso do Iteral fortalecer a cultura dos povos tradicionais e promover a integração destes povos com a sociedade. Com isso achamos importante levá-los para o Governo Presente, para que tenham acesso a serviços básicos, mas essenciais para à vida em sociedade”, disse Jaime Silva.

Para José Fernando do Nascimento, presidente da comunidade quilombola Bom Despacho, o reconhecimento das comunidades pelo governo só tem trazido benefícios. “Essa ação do Governo Presente na região Norte vem numa boa hora, porque muitas pessoas aqui na comunidade não têm acesso a documentos. Fico feliz em ver que o governo está dando apoio e também acho importante que nós quilombolas tenhamos essa interação com as pessoas da cidade”, afirmou Fernando.

Além da comunidade Bom Despacho, também devem participar os quilombos Pérpetua e Macuca, todos localizados na região Norte de Alagoas.

“A mobilização dos quilombolas para participar de atividades do Governo do Estado faz parte de um projeto construído e desenvolvido pelo Iteral e pelo Gabinete Civil que prevê o regaste da cultura e o reconhecimento da identidade dos povos tradicionais. E, para que isso aconteça, o trabalho se faz permanente”, afirmou Edenilza Lima, gerente de Articulação Social do Gabinete Civil.

Entre as ações previstas estão a emissão de documentos, como a primeira ou a segunda via da Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoas Física (CPF), Carteira de Trabalho, Cartão do Idoso e, também, cadastro de emprego (Sine) e o casamento coletivo.

O Governo Presente vai ofertar também vacinação, atendimento de saúde (hipertensão, glicose e orientação nutricional), o teste rápido de HIV e o benefício de prestação continuada BPC – Previdência Social.