Geral

Amgesp será o primeiro órgão do Estado a publicar na íntegra suas licitações

23/05/2016
Amgesp será o primeiro órgão do Estado a publicar na íntegra suas licitações
Todos os processos licitatórios referentes aos anos de 2015 e 2016 estão disponíveis para consulta (Foto: Divulgação)

Todos os processos licitatórios referentes aos anos de 2015 e 2016 estão disponíveis para consulta (Foto: Divulgação)

Como forma de priorizar a inovação e celeridade em seus processos licitatórios, a Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) firmou parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), referente ao gerenciamento eletrônico de documentos da Agência. O órgão será o primeiro da administração do Estado a publicar, na íntegra, para consulta pública na Internet, todos os seus processos licitatórios referentes aos anos de 2015 e 2016.

Esta ação expande a transparência nos trabalhos realizados na Amgesp, além de dar ciência aos órgãos da administração direta e indireta de Alagoas e a toda sociedade alagoana, sobre quais os produtos e/ou serviços que o Estado está legitimado a adquirir. Os documentos serão disponibilizados no portalwww.amgesp.al.gov.br.

O Itec será responsável por alimentar o portal da Amgesp com os processos licitatórios digitalizados. Uma vez que são arquivos bastante extensos, apenas o Instituto está apto a inseri-los no site.

No que se refere ao gerenciamento eletrônico de documentos, o objetivo, entre outros, é digitalizar o material visando à redução da utilização do espaço físico, conservação e agilidade na recuperação das informações, além de estabelecer critérios para gestão documental de acervos arquivados, buscando a preservação e conservação dos documentos, abrangendo, inclusive, a fixação de procedimentos para a classificação e arquivamento dos documentos existentes, após os trabalhos de formatação digital.

A Procuradoria Geral do Estado e a Controladoria Geral do Estado estão bem atuantes quanto à transparência, que é um dos objetivos fundamentais da moderna administração pública. A ampliação da divulgação das ações governamentais contribui para o fortalecimento da democracia e a divulgação das despesas realizadas pelos órgãos públicos.

A Amgesp segue essas diretrizes e amplia as ações de transparência com a divulgação dos processos licitatórios no portal da Agência, onde já se pode encontrar atas, contratos, convênios, avisos, editais, calendários de licitação e outros.

Uma nova Alagoas, mais transparente e célere é uma diretriz do Governo Renan Filho para o desenvolvimento do Estado, com otimização dos gastos públicos.