Geral

Procon realiza cerca de 300 atendimentos durante Semana do Consumidor

18/03/2016
Procon realiza cerca de 300 atendimentos durante Semana do Consumidor
Alunos da Escola São Rafael tiveram uma aula prática sobre relação de consumo (Foto: Ascom/Procon)

Alunos da Escola São Rafael tiveram uma aula prática sobre relação de consumo (Foto: Ascom/Procon)

No intuito de aproximar o cidadão para orientá-lo e informá-lo acerca de seus direitos como consumidor, o Procon Alagoas realizou, entre os dias 15 e 17 de março, a “Semana do Consumidor”.   Entre as ações desenvolvidas estão o atendimento à população, fiscalização de denúncias, bate-papo e conscientização sobre os direitos relacionados ao consumo.

 

Em homenagem ao Dia Internacional do Consumidor, o órgão realizou uma média de 300 atendimentos durante os três dias e recebeu, aproximadamente, 100 consumidores no espaço “Minuto Procon”, um local especial para a realização de um bate-papo com temas diferentes como: turismo, cinemas, direitos do idoso, entre outros.

A ideia principal da campanha foi deixar o consumidor confiante e ciente de seus direitos de maneira prática, para evitar constrangimentos e saber quando e como deve reclamar quando sofrer alguma prática irregular.

“Queríamos disseminar de forma dinâmica as leis do Código de Defesa do Consumidor, de maneira clara e objetiva, e fazer com que o consumidor se interessasse pelo tema, além de se sentir confortável para tirar todas as suas dúvidas. E conseguimos isso com sucesso”, disse a superintendente do Procon/AL, Flávia Cavalcante.

Acessibilidade – A acessibilidade foi um dos focos da ação. Na quarta-feira (16), os coordenadores da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC), juntamente com a superintendente Flávia Cavalcante e o diretor João Neto, receberam a subsecretária Rita de Mendonça e o superintendente dos Direitos Humanos, Jorge Firemann, para discutir assuntos referentes à Lei de Acessibilidade.

No intuito de orientar e tirar dúvidas sobre a importância de adaptações para pessoas com deficiência nos estabelecimentos, a Superintendência do órgão, em parceria com a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, discutiu novas parcerias para levar ainda mais a acessibilidade para o Procon.

Procon Mirim – Na quinta-feira (17), o evento foi finalizado com a presença de duas turmas do 5º ano da Escola São Raphael. Durante a visita, a superintendente Flávia Cavalcante bateu um papo com as crianças e explicou o que são os direitos do consumidor.

 

Em seguida, a equipe de fiscalização do Procon levou a turma a um supermercado próximo para mostrar, na prática, um pouco acerca dos seus direitos como consumidores mirins.

“Como são crianças, elas são nosso futuro. E se for de uma maneira divertida, podem aprender e até mostrar aos seus pais quando um produto está impróprio para o uso. Uma lata amassada, um produto vencido ou um ovo de Páscoa quebrado são alguns exemplos disso”, finalizou Flávia Cavalcante.