Cidades

Prefeito de Maceió inaugura nova sede de Conselho Tutelar

08/03/2016
Prefeito de Maceió inaugura nova sede de Conselho Tutelar
O prefeito Rui Palmeira inaugurou o Conselho Tutelar da VI Região Administrativa (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

O prefeito Rui Palmeira inaugurou o Conselho Tutelar da VI Região Administrativa (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

O Conselho Tutelar  Região Administrativa VI, que compreende as comunidades Barro Duro, São Jorge, Serraria, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Riacho Doce, Pescaria,Saúde e Ipioca, agora conta com um reforço essencial. A nova sede do Conselho Tutelar da área, localizada em Cruz das Almas, foi inaugurada oficialmente na manhã desta terça-feira (08) pelo prefeito Rui Palmeira.

“Temos empenhado um esforço grande para reestruturar os conselhos porque entendemos a importância das políticas para crianças e adolescentes no município e para isso temos contado com o trabalho da secretária Celiany Rocha e do corpo técnico da Semas”, pontuou o prefeito Rui Palmeira durante a solenidade de inauguração.

O prefeito também destacou que o fortalecimento dos conselhos é um compromisso abraçado desde o início de sua gestão. “Sabemos que precisamos evoluir bastante, mas temos feito este esforço para dotar os conselheiros e conselheiras de uma melhor estrutura para que possam desempenhar seu trabalho. Um trabalho que às vezes pode até ser desconhecido por alguns, mas que é fundamental para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que, infelizmente, enfrentam problemas como abandono por parte dos pais. Esse trabalho dos conselheiros tutelares é importantíssimo”, concluiu Rui.

Instalações do Conselho Tutelar em Cruz das Almas. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Instalações do Conselho Tutelar em Cruz das Almas. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Marcelo Palmeira, vice-prefeito, ressaltou que investir em estrutura nas mais diversas áreas, significa humanizar o atendimento. “A Prefeitura vem buscando proporcionar melhorias nos equipamentos públicos e este prédio é mais uma prova disso. Melhorar a estrutura significa atender melhor as famílias maceioenses e melhores condições aos trabalhadores. Os trabalhos continuam. Quando assumimos a gestão enfrentamos sérias dificuldades estruturais, mas hoje a história é outra, não só nos equipamentos da assistência social,como em escolas e unidades de saúde”, disse.

Os conselhos tutelares são autônomos, mas estão vinculados administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência Social. Nesse aspecto a gestora da Semas, Celiany Rocha, enumerou avanços. “Tivemos as eleições ano passado e ampliamos o número de sete para 10 conselhos tutelares e o de conselheiros passou de 35 para 50. Esta, que é a região VI, é uma nova região administrativa que vai atender nove bairros. É importante frisar que Maceió é a única capital do País que atende 100% de cobertura em conselho tutelar, e isso é resultado do comprometimento da Prefeitura com a criança e o adolescente”, ressaltou.

Conselho na VI Região

A sede está situada na Rua Padre Luiz Américo Galvão (ao lado oposto da concessionária Cittroen). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, com plantão nos fins de semana e feriados. Cinco conselheiros atuam no local, que começou a funcionar no dia 08 de janeiro de 2016.

Trata-se de um prédio amplo, com ambiente agradável e arejado e estrutura adequada para a função a qual se propõe. Cada um dos conselheiros possui sua própria sala para atendimento. O prédio conta ainda com recepção, jardim amplo, banheiros, copa e salas climatizadas.

“A criança ou o adolescente já chega vulnerável e se o local onde eles são recebidos não for acolhedor, vai dificultar ainda mais o trabalho. A proposta é que os conselhos sejam dotados dessa qualidade”, reforçou Celiany.

Arnaldo Capela, que é presidente do Conselho na VI Região, salientou que mais do que a estrutura em si, a sede vem consolidar o trabalho que já vem sendo feito. “Queremos agradecer ao prefeito por dar condições de trabalho aos conselheiros de nossa região e das demais. Isso é muito importante para dignificar o atendimento à criança e adolescente, que pode se sentir bem acolhido da recepção à sala de atendimento. Os conselhos tutelares estão recebendo um grande apoio da Prefeitura e da Secretaria de Assistência, que não têm medido esforços para dar todo suporte ao Conselhos Tutelares de Maceió”, frisou.